Moquém_Surarî
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Palavras-chave

Arte Indígena Contemporânea
Moquém_Surarî
Jaider Esbell
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Bienal de São Paulo

Como Citar

BERBERT, Paula. Moquém_Surarî: uma exposição de arte indígena contemporânea no Museu de Arte Moderna de São Paulo. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 444–477, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i2.8675211. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8675211. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo pretende apresentar o processo de concepção curatorial da exposição Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea, organizada por Jaider Esbell, artista e curador makuxi, no Museu de Arte Moderna de São Paulo em 2021. Partindo do pandon de Surarî, a história antiga do Moquém, e da análise de algumas das obras apresentadas na mostra reconstruiu-se os argumentos curatoriais que a organizaram: o xamanismo e as festas comunitárias entendidas como formas tradicionais da arte indígena, a história da resistência multissecular dos povos originários em defesa de seus territórios, as interfaces entre as produções artísticas indígenas e suas ações de arte-educação, e finalmente as "alianças afetivas" e o "txaísmo" como formas de criação e de partilha entre aqueles que são diferentes entre si.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675211
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