Moquém_Surarî
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Contemporary Indigenous Art
Moquém_Surarî
Jaider Esbell
São Paulo Museum of Modern Art
São Paulo Biennial

How to Cite

BERBERT, Paula. Moquém_Surarî: an exhibition of contemporary indigenous art at the Museum of Modern Art of São Paulo. MODOS, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 444–477, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i2.8675211. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8675211. Acesso em: 16 aug. 2024.

Abstract

This paper aims to present the curatorial conception process of the exhibition Moquém_Surarî: contemporary indigenous art, organized by Jaider Esbell, Makuxi artist and curator, at the Museum of Modern Art of São Paulo in 2021. Starting from the pandon of Surarî, the ancient history of Moquém, and from the analysis of some of the works presented in the exhibition, we reconstruct the curatorial arguments that organized it: shamanism and community festivals understood as traditional forms of indigenous art, the history of resistance centuries of the originary peoples in defense of their territories, the interfaces between indigenous artistic productions and their art-education actions, and finally the "affective alliances" and the "txaism" as forms of creation and sharing between those who are different between themselves.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675211
PDF (Português (Brasil))

References

ALMEIDA, M. W. B. de. Caipora e outros conflitos ontológicos. Revista de Antropologia da UFSCar, v. 5, p. 7-28, 2013.

ALVARENGA, A. (org.). Koxuk xop / Imagem: fotógrafas tikmũ'ũn da Aldeia Verde. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.

BANIWA, D. Hackeando a 33ª Bienal de Artes de SP. Registro de performance. Disponível em: https://youtu.be/MGFU7aG8kgI; acesso em: 20 nov. 2023.

BANIWA, D. A arte não se desliga da vida. ARTE!Brasileiros, 2020. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/arte/entrevista/a-arte-nao-se-desliga-da-vida-baniwa/; acesso em 20 nov. 2023.

BERBERT, P. Tecendo redes de alianças afetivas: algumas notas sobre arte indígena contemporânea e práticas curatoriais. Trabalho de Conclusão de Curso (Lato Sensu em Estudos e Práticas Curatoriais). São Paulo: Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Penteado, 2019.

BERBERT, P. Reflexões em um observatório avançado da arte indígena contemporânea. Revista seLecT, n. 51, 2021a.

BERBERT, P. Pedagogias da transformação. In: ESBELL, J.; BERBERT, P. (org.). Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2021b. Catálogo de exposição.

BERBERT, P. Histórias da arte feita pelo Avô Makunaimî e suas netas e netos. In: LAGNADO, L. et al. (org.). A Parábola do Progresso. São Paulo: Sesc São Paulo, 2023. Catálogo de exposição.

BERBERT, P.; ROMERO, R. Tem canto, tem história. Critical Times, v. 4, n.3, p. 595-615, Duke University Press, 2021.

BIENAL DE SÃO PAULO. Faz escuro mas eu canto. Fundação Bienal de São Paulo: São Paulo, 2021. Catálogo de exposição.

CABOCO, G. Baaraz Kawau. São Paulo: Caderno Listrado, 2019.

CABOCO, G. Recado do Bendegó. Picada Livros, 2021a.

CABOCO, G. Baaraz Ka’aupan. Picada Livros, 2021b.

CABOCO, G. Netos de Makunaimî: nosso avô em nós. In: ARAWAK, A. et al. Jaider Esbell: um makuna’imî entre nós. Boa Vista: e-book, 2022a.

CABOCO, G. O que é Macunaíma? Seria o fruto de uma grande árvore? Revista seLecT, v. 11, n. 54, p. 154- 155, 2022b.

CABOCO, G. Mas o que acontece quando cai a grande árvore? In: LAGNADO, L. et al. (org.). A Parábola do Progresso. São Paulo: Sesc São Paulo, 2023. Catálogo de exposição.

CABOCO, G.; MANOKI, T. "Isso tudo não me diz nada": a impermanência como ponto de encontro no Arquivo Histórico da Bienal de São Paulo - conversa com ausências. São Paulo: Picada, 2023.

CESARINO, P. de N.; RJELLE, I.; JABLONSKI, D. O curador como etnógrafo, o etnógrafo como curador. Programa Máquina de Escrever, por Isabella Rjelle & Daniel Jablonski. São Paulo: Programa Máquina de Escrever, Proac/ Goethe Institut/ Institut Français, 2013.

CESARINO, P. de N. Oniska – poética do xamanismo na Amazônia. São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2011.

CESARINO, P. de N. Cartografia do cosmos: conhecimento, iconografia e artes verbais entre os Marubo. Mana, 19(3): 437-471, 2013.

CESARINO, P. de N. Conflitos de pressupostos na Antropologia da Arte. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 93, 2016.

CLIFFORD, J. Museus como zona de contato. Periódico Permanente, n. 6, 2016 [1997].

DINATO, D. R. Os caminhos do MAHKU (Movimento de Artistas Huni Kuin). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – UNICAMP, Campinas, 2018.

DINATO, D. R. Variações do txaísmo. Estado da Arte - Revista de Artes Visuais, v. 3, n.2, p. 493-503, 2022.

ESBELL, J. Arte Indígena Contemporânea e o grande mundo. Revista seLecT, n. 39, 2018a.

ESBELL, J. Makunaima, o meu avô em mim!. Revista Iluminuras, v. 19, n. 46, p. 11-39, 2018.

ESBELL, J. O txaísmo, os txaístas e os ismos. http://www.jaideresbell.com.br/site/2018/08/13/o-txaismo-os-txaistas-e-os-ismos/; acesso em 26 nov. 2023.

ESBELL, J. Jaider Esbell. Coleção Tembetá. Rio de Janeiro: Azougue, 2019.

ESBELL, J. O'ma'kon - bicharada - reunião dos bichos. In: ESBELL, J.; BERBERT, P. (org.). Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2021b. Catálogo de exposição.

ESBELL, J.; BANIWA, D. et al. Teias afetivas: a urgência indígena. Jornal de Borda, n. 6, 2019.

ESBELL, J.; BERBERT, P. (org.). Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2021b. Catálogo de exposição.

FEDERICI, S. Sobre o feminismo e os comuns, 2019. Disponível em: https://outraspalavras.net/feminismos/federici-sobre-o-feminismo-e-os-comuns/; acesso em 24 nov. 2023.

FLETCHER, A. On Curatorial Hypothesis. Entrevista feita por Andrea Wiarda. Priori Magazine, v. 12, 2005. Disponível em https://web.archive.org/web/20090106005312/http:/users.coditel.net/aprior.org/wiarda.html; acesso em 20 nov. 2023.

FOUCAULT, M. O que é um autor? Lisboa: Nova Veja, 2009 [1969].

GELL, A. A rede de Vogel: armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas. Arte e Ensaios, n. 8, p. 174-191, 2001 [1996].

GELL, A. Arte e agência: uma teoria antropológica. São Paulo: Ubu Editora, 2018 [1998].

GOLDSTEIN, I. S. Da 'representação das sobras' à 'reantropofagia': povos indígenas e arte contemporânea no Brasil. MODOS - Revista de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 68-96, 2019.

KOPENAWA, D.; ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, A. As alianças afetivas - Entrevista com Ailton Krenak por Pedro Cesarino. In: VOLZ, J. et al. (org.). Incerteza viva - Dias de estudo: 32a Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, Ministério da Cultura, v. 1, p. 169-189, 2016.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LAGROU, E. A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Kaxinawa, Acre). Rio de Janeiro: Editora Topbooks, 2007.

LAGROU, E. Arte ou artefato. Agência e significado nas artes indígenas. Proa – Revista de Antropologia e Arte, 2010.

LAGROU, E. Entre xamãs e artistas: entrevista com Els Lagrou. Revista Usina, 2015.

MORENO, A. et al. Visualidades: Carmézia Emiliano. Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2015.

NODARI, A. A literatura como antropologia especulativa, Revista da Anpoll, v.1, n. 38, p. 7585, 2015.

O'DOHERTY, B. No interior do cubo branco: a ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

OVERING, J. Elogio do cotidiano: a confiança e a arte da vida social em uma comunidade amazônica. Mana, v. 5, n.1, p. 81-107, 1999.

PATAXÓ, A. Mãgutxi Pataxó – pegando ouriço (série), 2014. In: ESBELL, J.; BERBERT, P. (org.). Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2021b. Catálogo de exposição.

PRICE, S. A arte primitiva em centros civilizados. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2000 [1991].

QUEIROZ, R. C. de. Cineastas indígenas e pensamento selvagem. Devires, 5 (2), p. 98-125, 2008.

ROMERO, R. A errática tikmû’ûn_maxakali: imagens da Guerra contra o Estado. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Antropologia Social) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Museu Nacional, 2015a.

ROMERO, R.Quase extintos. PISEAGRAMA, n.8, p. 18-23, 2015b.

SAHLINS, M. Metáforas históricas e realidades míticas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008 [1981].

STENGERS, I. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, p. 442-464, 2018 [2007].

TERENA, N. Talk at the 2019 Verbier Art Summit, 2019a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HEJ2CeOJYE4&t=1s; acesso em 20 nov. 2023.

TERENA, N. A rede do tempo-espaço: entre resistências e permanências. In: FONSECA, R. (org.). Vaivém. São Paulo: Conceito, 2019b. Catálogo de exposição realizada no CCBB.

TERENA, N. Lentes ativistas e arte indígena. Revista Zum, 2019c. Disponível em https://revistazum.com.br/radar/arte-indigena/; acesso em 20 nov. 2023.

TUGNY, R. Escuta e poder na estética tikmu’un_maxakali. Rio de Janeiro: Museu do Índio – FUNAI, 2011.

VINCENT, N. Mundos incertos sob um céu em queda: o pensamento indígena, a antropologia e a 32a Bienal de São Paulo – Incerteza Viva. Revista de Antropologia, 2017, v. 60, n. 2.

VIDAL, E. N. Transformação estrutural ou tradução intersemiótica? Esboço de um programa. In: Anais IV seminário de Antropologia da UFSCar, 2017.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Perspectival Anthropology and the Method of Controlled Equivocation. Tipití: Journal of the Society for the Anthropology of Lowland South America, Vol. 2: Iss. 1, Article 1, 2004.

VIVEIROS DE CASTRO, E. A floresta de cristal: notas sobre a ontologia dos espíritos amazônicos. Cadernos de Campo, v. 14-15, p. 319-338, 2006.

VIVEIROS DE CASTRO, E. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Metafísicas canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

XAKRIABÁ, N. Reativando saberes e práticas. In: ESBELL, J.; BERBERT, P. (org.). Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea. Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2021b. Catálogo de exposição.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Paula Berbert

Downloads

Download data is not yet available.