MODOS: Revista de História da Arte

Edição Atual

v. 8 n. 1 (2024)
Publicado em janeiro 24, 2024

Escopo: A revista MODOS é uma publicação especializada na área de Artes Visuais, especialmente dedicada a publicar textos que envolvam pesquisas voltadas para o campo da Teoria, Crítica e História da Arte. Enfatiza a produção artística, crítica e historiográfica dedicada às artes visuais em suas várias dimensões, dando ênfase aos lugares de exibição, à circulação, às coleções e às narrativas que instituem como percebemos, interpretamos e divulgamos a produção artística e o objeto de arte. MODOS está vinculada a seis Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ). A revista aceita artigos, entrevistas e resenhas de exposições, bem como textos para dossiês temáticos, organizados por pesquisadores convidados pela Comissão Editorial ou pelos Editores.
Qualis: A2
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Ano de fundação: 2017
ISSN: 2526-2963
Título abreviado: MODOS: Rev. Hist. Arte
E-mail: mfmcouto@iar.unicamp.br
Unidade: IA
Editora: Maria de Fátima Morethy Couto
Prefixo DOI: 10.24978
Licença Creative Commons

Editorial

1-26
Vulnerabilidades, políticas das imagens e novas subjetividades
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8675677

Artigos - Colaborações

Natália Rezende Oliveira
27-52
A graciosa inconstância das formas (da arte) nos quipos de Cecilia Vicuña
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674326
Tatiana Sampaio Ferraz
54-85
Obras tridimensionais do acervo do MAM São Paulo feitas por artistas mulheres premiadas nos Panoramas da Arte Brasileira
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8673790
Victor Tuon Murari
87-104
Entre o traço e a crítica: reflexões sobre a gravura Natura Morta con Oggetti Bianchi su Fondo Scuro de Giorgio Morandi no acervo do MAC USP
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674406
Franciane Canêz Cardoso, Niura Legramante Ribeiro
106-138
O circuito particular de exposições de arte no Rio de Janeiro na década de 1880: uma fase de transição do sistema de arte acadêmico para o moderno
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674599

Dossiê- Arte vulnerável: coleções, histórias, pesquisa, exposições

Lucia Reily, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
140-163
Arte vulnerável. Coleções, histórias, pesquisa, exposições
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8675675
Evelyne Azevedo, Manan Terra Cabo, Rodrigo Manuel Pentagna Guimarães
165-183
Invisíveis, intangíveis e irrecuperáveis: as pinturas do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674175
Luiz Cláudio da Costa
185-204
A condição precária da arte ou a insuficiência da obra
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8673779
Ivan Coelho de Sá, Maciel Antonio Silveira Fonseca
206-222
Coleções em perspectiva: o sistema de objetos desaparecidos, recuperados e restituídos como ferramenta de enfrentamento ao tráfico ilícito de bens culturais
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674154
Lucia Reily
224-259
Engajamento da sociedade com a criação imagética de pessoas que vivenciam experiências psiquiátricas: o Museu da Coleção Prinzhorn
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8675660
Julia Rocha , Kellyn Batistela, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
261-296
As possibilidades educativas da obra de Franklin Cascaes: aspectos vulneráveis
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674260
Thais Fernanda Rocha Magalhães; Henrique de Oliveira Lee
298-324
Curadoria, acervo institucional fora do eixo, mulheres artistas: a exposição Bio no Museu de Arte de Cultura Popular (MACP) do Estado de Mato Grosso
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674168
Victor Santos
326-369
The LGBT Center, espaço de memória
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674335
Regina Lara Silveira Mello, Teresa Almeida
371-394
O vitral como acervo a céu aberto ou incorporado aos espaços internos dos museus
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674702
Milla Maués Pelúcio Pizzignacco, Paulo Teixeira Iumatti
396-429
Museu do Cordel de Caruaru: resistências possíveis perante a vulnerabilização de acervos populares
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674462
Fabiane Pianowski
431-450
Factoría Merz Mail: produções e publicações do artista, ativista, pesquisador e editor Pere Sousa
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674004
Robson Xavier da Costa, Eduardo Gomes de Lucena
452-471
Arte Correio no século XXI: arquivos e desdobramentos
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674281
Lucia Reily (Entrevistador); Thomas Röske
473-521
Ela não era uma artista outsider" : entrevista com Thomas Röske sobre a exposição de Elfriede Lohse-Wächtler no Museu da Coleção Prinzhorn
PDF (English) PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8675687
Ver Todas as Edições