Resumo
Este ensaio tem como enfoque os processos curatoriais de exposições e de coleções das artes indígenas expressas na materialidade arqueológica, reflexão que pode ser construída a partir de uma multiplicidade de vetores analíticos. Como recorte, propomos analisar processos de curadoria de cinco exposições de peças arqueológicas pré-colombianas, organizadas em instituições brasileiras entre 2005 e 2023, cruzando três perspectivas de abordagem crítica: os acervos arqueológicos e etnográficos como produtos e produtores de colisões entre as histórias ocidentais e indígenas de longa duração; a arte indígena como expressão da tensão permanente entre ontologias e valores; o museu indígena, ou a indigenização do/no museu, como forma de resistência das alteridades possíveis. O objetivo da discussão é contribuir para o debate sobre os desafios futuros para a curadoria das coleções de arte ameríndia no Brasil, pela perspectiva da arqueologia.
Referências
ALBERTI, B. Destabilizing meaning in anthropomorphic forms from Northwest Argentina. Journal of Iberian Archaeology, v. 9, n. 10, p. 209-229, 2007.
ARCURI, M. M. Por ti América: arte pré-colombiana. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil / Pancrom, 2005. Catálogo de exposição.
ARCURI, M. M. The Tahuantinsuyu and the Power of the huacas in the centre x periphery of Cuzco. Revista Do Museu de Arqueologia e Etnologia. Suplemento n.9, p. 37-51, 2009.
ARCURI, M. M. Ouros de Eldorado: arte pré-hipânica da Colombia. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010a. Catálogo de Exposição.
ARCURI, M. M. Arte e Ritual na América Indígena. Ouros de Eldorado: arte pré-hipânica da Colombia. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010b.
ARCURI, M. M. El Occidente no vio el Sol nocturno: el papel de la dualidad complementaria de las fuerzas cósmicas en la organización política de las jefaturas amerindias. In: ROJAS, B. A.; LINARES, F. N. Los pueblos ameríndios más allá del Estado. México DF: Universidad Nacional Autónoma de México, 2011.
ARCURI, M. M. Cosmografias Ameríndias: a arte e o ato de animar. In: SAVCIK, S.; BADER, H. (orgs.) Culturas visuales indígenas en las Américas desde la antigüedad hasta el presente. Berlin: Estudios Indiana, 13, 2019, pp. 169-191.
ARCURI, M. M. A vida dos objetos do Comodato MASP Landmann: horizontes ancestrais. In: ARCURI, M. M.; MUNIZ, L. (orgs.) Comodato Masp Landamann: Vol.2. Cerâmicas e Metais Pré-Colombianos. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2023, p.10-19.
ARCURI, M. M.; MUNIZ, L. (orgs.) Comodato Masp Landamann: Vol.2. Cerâmicas e Metais Pré-Colombianos. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2023, p.10-19.
ARNOLD, D. Recontextualizando restos materiais: relações familiares entre alguns membros do Comodato MASP Landamann e tecidos de outras coleções mundiais. In: ARCURI, M. M. Comodato Masp Landamann: Vol.1 Têxteis Pré- Colombianos. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2019, p. 50-65.
ARNOLD, D.; AYCA, E. E.. Los debates en torno a los tocapus coloniales desde el Ayllu Qaqachaka, Bolvia. In: ARNOLD, D. Hilos sueltos: los Andes desde el têxtil. La Paz: Plural Ed., ILCA, 2007, p. 85-129.
BROTHERSTON, G. Book of the fourth world: Reading the native Americas through their literature. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
BROTHERSTON, G. Mexican painted books. London: British Museum Press, 1995.
BRULON, B. 2020 Decolonizing museological thinking: reintegrating the matter to re-think museums. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 28, 2020.
BRUNO, M. C. O. Informações em museus: alguns argumentos e muitos desafios. Seminário Serviços de Informação em Museus, 2015 p. 169-175.
CERAVOLO, S. M.; TÁLAMO, M. F. Os museus e a representação do conhecimento: uma retrospectiva sobre a documentação em museus e o processamento da informação. VIII ENANCIB–Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007.
CABALLERO, I. V.; BARCELOS NETO, A. Museus, filmes e festas: entrevista com Aristoteles Barcelos Neto. Hawò, v. 1, p. 1-29, 2020.
CURY, M. X. O protagonismo indígena e museu: abordagens e metodologias= Indigenous protagonism and museum: approaches and methodologies. Museologia e Interdisciplinaridade, 10.19 (2021): 14-21.
DELGADO, C. T. Os têxteis do Comodato MASP Landamnn: alguns aspectos de sua conservação. In: ARCURI, M. M. Comodato Masp Landamann: Vol.1 Têxteis Pré-Colombianos. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, p. 68-78, 2019.
GELL, A. The technology of enchantment and the enchantment of technology. Anthropology, art and aesthetics, v. 1992, p. 40-63, 1992.
GILLESPIE, S. D. Ballgames and boundaries. The Mesoamerican Ballgame. University of Arizona Press, Tucson, 1991, p. 317-345.
GOLDSTEIN, I. S. Comentário II: Um olhar antropológico sobre a curadoria: da agência dos objetos a sua artificação. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 29, 2021.
FAGUNDES, M.; ARCURI, M. M. Paisagem cíclica, lugares de retorno: um estudo de resiliência cultural em Cerro Ventarrón, Lambayeque, Peru. Revista de Arqueologia, v. 36, n. 1, p. 225-244, 2023.
FIGUEIREDO, M. L. B. Arqueologia andina no Vale de Lambayeque: um estudo dos contextos cerimoniais, variabilidade cerâmica e estilos arquitetônicos das ocupações do Período Tardio. Tese (Doutorado em Arqueologia). São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, 2019.
LAGROU, E. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. PROA: Revista de Antropologia e Arte, n. 2, 2010.
LAYTON, Rt. Art and agency: a reassessment. Journal of the Royal Anthropological Institute, v. 9, n. 3, p. 447-464, 2003.
MOUTINHO, M. C. Museologia Decolonial: os Pontos de Memória e a insurgência do fazer museal. Dissertação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2018.
MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
MONTALVÁN, P. G. Resenha do livro Negotiated Settlements: Andean Communities and Landscapes Under Inka and Spanish Colonialism, de Steven A. Wernke. Ethnohistory, 61.3, p.603-604, 2014.
MUNN, N. D. Visual Categories: An Approach to the Study of Representational Systems 1. American anthropologist, v. 68, n. 4, p. 936-950, 1966.
MUNN, N.The spatiotemporal transformations of Gawa canoes. Journal de la Société des Océanistes, v. 33, n. 54, p. 39-53, 1977.
SÁNCHEZ, E. A Arte da Ourivesaria Pré-Hispânica da Colômbia. In: ARCURI, M. M. Ouros de Eldorado: arte pré-hipânica da Colombia. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010. Catálogo de Exposição.
SILVA, F.. Objetos vivos: a curadoria da coleção etnográfica Xikrin-Kayapo'no Museu de Arqueologia e Etnologia-MAE/USP. Revista Estudos Históricos, 2.36, p. 93-110, 2005.
SOARES, D. L. Trabajando con huacos: curanderismo, huaqueo e cerâmica arqueológica na Costa Norte peruana. Tese (Doutorado em Arqueologia). São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, 2021.
VASCONCELLOS, C. M. Curadoria em museus antropológicos. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 29, 2021.
VIDAL, L. B. As artes indígenas e seus múltiplos mundos. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 29, p. 11-41, 2001.
VIVEIROS DE CASTRO, E. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. In: A Inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosac & Naify, p. 345-399, 2002.
VIVEIROS DE CASTRO, E. Exchanging perspectives: the transformation of objects into subjects in Amerindian ontologies. Common Knowledge, 10 (3): 463-84, 2004.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Marcia Arcuri