Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista MODOS é uma publicação especializada na área de Artes Visuais, especialmente dedicada a publicar textos que envolvam pesquisas voltadas para o campo da Teoria, Crítica e História da Arte. Enfatiza a produção artística, crítica e historiográfica dedicada às artes visuais em suas várias dimensões, dando ênfase aos lugares de exibiçãoà circulação, às coleções e às narrativas que instituem como percebemos, interpretamos e divulgamos a produção artística e o objeto de arteMODOS está vinculada a seis Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ). A revista aceita artigos, entrevistas e resenhas de livre tema, bem como textos para dossiês temáticos, organizados por pesquisadores convidados pela Comissão Editorial ou pelos Editores.

Os artigos devem ser originais, baseados em resultados inéditos. Os artigos podem versar sobre revisões críticas de literatura, mediante análise e intepretação de bibliografia pertinente e que discuta problemas metodológicos referentes às artes.

Também publicará resenhas (EX-POSIÇÕES) inéditas dedicadas a analisar, interpretar e criticar ações expositivas ocorridas nos últimos dois anos no Brasil e no exterior na área de interesse da revista.

MODOS convida, na seção MONTAGEM, artistas-pesquisadores a submeter pesquisas que discutam a exposição e seu impacto na constituição, na divulgação e na fruição da obra de arte.

Poderá igualmente publicar entrevistas originais com pessoas cujas pesquisas ou realizações profissionais sejam relevantes para o conhecimento da área de artes/história da arte.

A revista publicará (a convite) ensaios, ensaios visuais, textos poéticos e projetos experimentais.

A Equipe Editorial da Revista recusará textos que estejam fora da área de artes visuais e áreas afins; que apresentem projetos de pesquisa, relatórios ou relatos pessoais; artigos adaptados já publicados; textos fora das regras de formatação exigidas pela publicação. MODOS avalia textos de doutores e, ocasionalmente, de mestres.

A revista MODOS publica textos originais em português, espanhol, inglês e, ocasionalmente, francês. 

Processo de Avaliação pelos Pares

MODOS recebe submissões de textos originais.  A primeira etapa de avaliação consiste em uma pré-análise, quando os editores verificam a adequação do texto às regras da revista e sua relevância para a área de interesse da publicação. Serão enviados aos avaliadores especialistas apenas os textos que atendam às exigências da publicação (escopo e formato).

A avaliação é realizada por pelo menos dois pares, especializados no tema do trabalho. A revista obedece ao princípio de avaliação cega por pares. Os especialistas não poderão pertencer à(s) instituição(ões) do autor(es). No caso da identificação de conflito de interesse por parte dos revisores, a Equipe Editorial encaminhará o texto a outro revisor ad hoc. Os autores não estão sujeitos a uma taxa de submissão de artigos e de avaliação.

Os pareceres dos avaliadores comportam três modalidades: a) aprovação; b) recomendação com alterações; c) recusa. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.

Os autores terão acesso aos pareceres emitidos pelos especialistas no prazo máximo de um ano após a submissão. Em caso da necessidade de realizar alterações, o autor deverá reenviar ao texto no prazo máximo de 30 dias para reavaliação do Conselho Editorial e Científico.  No caso de discordância entre os pareceres dos avaliadores, um terceiro avaliador será solicitado. 

Periodicidade

A revista MODOS é uma publicação quadrimestral.

Condições de uso e reutilização dos conteúdos

Creative Commons BY-ND

Catalogação na Fonte elaborada por Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447