O fazer coletivo como método curatorial
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Palavras-chave

Arte indígena antirracista
Curadoria coletiva
Arte sacra
Decolonial

Como Citar

MILANEZ, Felipe et al. O fazer coletivo como método curatorial: arte indígena, re-ocupações e disputas contra o imaginário colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 664–704, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i2.8674997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8674997. Acesso em: 17 jul. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Baseado na experiência de curadoria coletiva da exposição Hãhãw: Arte Indígena Antirracista e de uma série de ocupações artísticas em Salvador, este artigo elabora noções sobre o  sentido coletivo, e sobre o  fazer coletivo como um fazer comum ('commoning') de processos  curatoriais. Curadoria e criação artística são movimentos dialógicos que  compartilham muitos de seus processos. Na primeira parte, é apresentada uma narrativa do processo de pesquisa e criação da exposição no âmbito do projeto  Culturas de Antirracismo na América Latina (CARLA), e em seguida, cada artista-pesquisadora-curadora discorre brevemente sobre sua obra. Alguns dos processos desenvolvidos para essa exposição, como é descrito ao final, podem ser reimaginados em novos contextos expositivos, tal como a circulação recente da exposição Hãhãw em diferentes museus do Nordeste.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8674997
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Referências

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Copyright (c) 2024 Felipe Milanez, Arissana Pataxó, Yacuna Tuxá, Ziel Karapotó, Juliana Alves Xukuru, Lucia Sá, Pedro Mandagará , Olinda Tupinambá, Graciela Guarani, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco, Sérgio Kuhamatí Tuxá

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