Processos coletivos de aprendizados dentro de espaços institucionais de arte. As exposições Nhe’ Porã
PDF

Palavras-chave

Transferencia de Conhecimento
Arte Indígena Contemporânea
Daiara Tukano
Denilson Baniwa
Coletivos de arte

Como Citar

BUROCCO, Laura. Processos coletivos de aprendizados dentro de espaços institucionais de arte. As exposições Nhe’ Porã: memória e transformação de Daiara Tukano e Escola Panapaná de Denilson Baniwa. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 561–599, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i2.8675004. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8675004. Acesso em: 17 jul. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Com uma abordagem descritiva, através da observação à distancia das exposições ocorridas em São Paulo em 2022,  Nhe’ Porã: Memória e Transformação, curada por Daiara Tukano no Museu da Língua Portuguesa, e Escola Panapaná, curada por Denilson Baniwa, o artigo apresenta uma análise dos processos curatoriais desses artistas. As observações beneficiam-se também de uma série de entrevistas realizadas com alguns artistas indígenas brasileiros e do trabalho de dois anos de pesquisa sobre as praticas artísticas do povo Sámi, do Norte da Europa, realizado no âmbito do projeto A South North Dialogue on Afro-Indigenous Art. Três são os pilares que norteiam essas práticas e as diferenciam do mundo das artes ocidentais impostos pelo universalismo eurocêntrico: primeiro, uma formulação mais complexa do conceito de autoria do que no Ocidente, onde as dimensões coletiva e pessoal se fundem; segundo, a inexistência nas cosmologias indígenas da palavra (e do conceito) de arte; e em terceiro lugar, a superação da perspectiva ocidental da divisão entre arte e artesanato que – ao referir frequentemente este último às tarefas domésticas, majoritariamente realizadas por mulheres – expressa o patriarcado e o racismo implícitos nela. Finalmente, o que a análise destaca é a semelhança do caráter coletivo e pedagógico dessas práticas.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675004
PDF

Referências

BROWNING, D. Hiding in Plain Sight. Decolonising Public Memory. In: GARCÍA-ANTON, K. (ed.). Sovereign Words, Indigenous Art, Curations and Criticism. Oslo: Office for Contemporary Art Norway (OCA) / Valiz, 2018.

BUROCCO, L.; SOUZA, A. Life and its Transits as an Art Studio: A conversation with Arissana Pataxó. Archivo Papers, v. 3, n. 2, p. 69–84, 2023. Disponível em: https://archivopapersjournal.com/ojs/index.php/apj/article/view/91; acesso em: 3 de jun. 2024.

BUROCCO, L. Bienal de Luleå, autodeterminação dos povos originários dos países nórdicos europeus. Revista Buala, Lisboa, 12 jan. 2023a. Disponível em: https://www.buala.org/pt/vou-la-visitar/bienal-de-lulea-autodeterminacao-dos-povos-originarios-dos-paises-nordicos-europeus; acesso em: 3 de jun. de 2024.

BUROCCO, L. CURA e Vozes Contra o Racismo: pratiche artistiche e curatoriali di Contro Colonizzazione dal Sud’. Roots§Routes, Research on Visual Cutures, Bologna, v. XI, n. 35, 2021. Disponível em: https://www.roots-routes.org/cura-e-vozes-contra-o-racismo-pratiche-artistiche-e-curatoriali-di-contro-colonizzazione-dal-sud-di-laura-burocco/; acesso em: 3 de jun. de 2024.

BUROCCO, L. The Forest on the Walls. Notes on Indigenous Street Art. Nuart Journal, The Writing's on the Wall, Expanded Issue, v.3, n. 1, Spring 2021b, p.48-59. Disponível em: https://nuartjournal.com/pdf/issue-5/NJ5-08_Burocco.pdf. Acesso em: 3 de jun. de 2024.

COELHO, M. C.; MELO, V. Z. Nem heróis, nem vilões: o lugar dos diretores de povoações nas dinâmicas de transgressão à lei do Diretório dos Índios (1757-1798). Revista de História, São Paulo, v. 174, p.101-129, jan./jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2016.115846. Acesso em: 3 de jun. de 2024.

DE ALMEIDA, M. I., Mira! – Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas. Introdução. Mundo Amazónico, Bogotá, v.5, p.185-188, 2014. Disponível em: https://revistas.unal.edu.co/index.php/imanimundo/article/view/45760/48330; acesso em: 3 de jun. de 2024.

DÚRON Maximilíano, Preeminent São Paulo Art Museum Hires FirstIndigenous Curator, 2019 https://www.artnews.com/art-news/news/sandra-benites-curator-masp-1202672924/; acesso em: 3 de jun. de 2024.

ESHRĀGHI, L., 2018. M-ãtau ‘O Tautuanaga O Fa’Aliga Ata Mo O Tãtou Lumana’I Considering the service of display for our future. In: GARCÍA-ANTON, K. (ed.). Sovereign Words, Indigenous Art, Curations and Criticism. Oslo: Office for Contemporary Art Norway (OCA) / Valiz, 2018, p 239-258.

FERNANDES, F. R. Diretório dos índios. InfoEscola, Florianópolis, s.d. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/diretorio-dos-indios/. Acesso em: 3 de jun. de 2024.

FINBOG, L., GARCÍA-ANTÓN, K., NIILLAS, B. (orgs). Čatnosat, The Sámi Pavilion, Indigenous Art, Knowledge and Sovereignty. Oslo: Office for Contemporary Art Norway (OCA) / Valiz, 2022.

FRANCHETTO, B.; ALENCAR, A. de. Com a palavra os pesquisadores indígenas. Revista Linguistica, Rio de Janeiro, v. 15, n.1, p. 18 -39, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n1a25561; acesso em: 3 de jun. de 2024.

GARCÍA-ANTÓN, K.; GASKI, H.; GUTTORM, G. (orgs.). Let the River Flow. An Indigenous Uprising and its Legacy in Art, Ecology and Politics. Oslo: Office for Contemporary Art Norway (OCA) / Valiz, 2022.

GASKI, H.; GUTTORM, G. (eds.). Duodji Readers. Twelve essays on duodji by Sámi writers. Kárášjohka/Karasjok: Davvi Girji Editor, 2022.

KOPENAWA, D., ALBERT, B. A Queda do Céu, palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, A.; CESARINO, P. As alianças afetivas. Entrevista com Ailton Krenak por Pedro Cesarino. In: INCERTEZA VIVA. Catálogo da 32ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São PauLo, 2016, p. 169-189. Disponível em: https://www.academia.edu/37323976/As_alian%C3%A7as_afetivas_entrevista_com_Ailton_Krenak_por_Pedro_Cesarino. Acesso em: 3 de jun. de 2024.

KRENAK, A. Antes, o mundo não existia. In: NOVAES, Adauto (org.). Tempo e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 201-204.

KUOKKANEN, R. What is Hospitality in the Academy? Epistemic Ignorance and the (Im)Possible Gift. Review of Education, Pedagogy, and Cultural Studies, v. 30, n. 1, p.60-82, may 2008.

LAFUENTE, P.; BENITES, S. Walking towards the indigenous protagonism: on the work process in Dja guata Porã: Río de Janeiro Indígena. Revista Terremoto, Ciudad de México, n.14, [p.1-7], abr. 2019. Disponível em: https://terremoto.mx/en/revista/caminar-hacia-el-protagonismo-indigena-sobre-el-proceso-de-trabajo-en-dja-guata-pora-rio-de-janeiro-indigena/; acesso em: 3 de jun. de 2024.

LIMA, E., Língua que floresce por vingança: o tupi em Portugal. Afrolis, Lisboa, 26 out. 2023. Disponível em: https://afrolis.pt/lingua-que-floresce-por-vinganca-o-tupi-em-portugal/?fbclid=IwAR3ZbFRF-WTxDew-_JCH0sAwcyD_vpGZphMXjqpclis7pR94Ts4hn8Pjmz0. Acesso em: 4 nov. 2023.

MOULTON, K. I can still hear them calling echoes of my ancestors. In: GARCÍA-ANTON, K. (ed.). Sovereign Words, Indigenous Art, Curations and Criticism. Oslo: Office for Contemporary Art Norway (OCA) / Valiz, 2018, p 197-214.

ORLANDI, A. P. Conversa com Naine Terena “A arte funciona como instrumento de luta para os indígenas”. C&América Latina, Berlin, 25 jan. 2021. Disponível em:

https://amlatina.contemporaryand.com/pt/editorial/a-arte-funciona-como-instrumento-de-luta-para-os-indigenas-naine-terena/?fbclid=IwAR1-MkKosTYIKZxKC0PKx7biP2z3--n5cg5CpKqhGsKfxLY-30RqS9so578; acesso em: 28 abr. 2024.

RUANGRUPA (ed.). documenta Fifteen Handbook. Berlin: Hatje Cantz Verlag, 2022.

SILVA, V. G. da; REIS, L. V.; SILVA, J. C. (orgs.). Antropologia e seus Espelhos. A etnografia vista pelos observados. São Paulo: FFLCH/USP, 1994. Disponível em: https://www.academia.edu/39314757/L%C3%ADnguas_ind%C3%ADgenas_artes_da_palavra_Indigenous_Languages_verbal_arts; acesso em: 4 nov. 2023.

GRAUDEL, D. L.; JOCKS, H.-N.; NILSSON, E.; KLIEFOTH, M. (eds.). The Collective Eye in conversation with Ruangrupa. Thoughts on Collective Practices. Berlin: Distanz, 2022.

TUKANO, D. Hori. In: FAGTAR, abr. 2020. Disponível em: https://fagtar.org/expressoes/expodaiaratukano/; acesso em: 3 de jun. de 2024.

Vídeos

TOUR VIRTUAL da exposição Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação. Disponível em: https://nheepora.mlp.org.br/; acesso em: abr. 2024;

DENILSON BANIWA: Escola Panapaná. São Paulo: POSEIDOSCORP, 2023. 1 vídeo (28 min.). Disponível em: https://pinacoteca.org.br/programacao/exposicoes/denilson-baniwa-escola-panapana/; aesso em: 28 abr. 2024.

Matérias áudios

Arte Indígena Contemporânea - Em português. Disponível em: https://iono.fm/c/8642. Acesso em: 3 de jun. de 2024;

Contemporary Indigenous Art - Em inglês. Disponível em: https://iono.fm/c/8581. Aceso em: 3 de jun. de 2024.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Laura Burocco

Downloads

Não há dados estatísticos.