Aumentando a nascente escola brasileira
PDF

Palavras-chave

José Ferraz de Almeida Júnior
Academia Imperial de Belas Artes
História das exposições
Escola brasileira
Colecionismo

Como Citar

PITTA, Fernanda Mendonça. Aumentando a nascente escola brasileira: a exposição de Almeida Júnior em 1882, a aquisição de suas obras pelo governo Imperial e a questão da arte nacional. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 170–217, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i2.8675926. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8675926. Acesso em: 18 jul. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O texto propõe uma contribuição ao campo de estudo da história das exposições de arte e do colecionismo, abordando um episódio significativo da história das exposições da AIBA ainda não suficientemente explorado pela bibliografia: a mostra de Almeida Júnior na Academia, em 1882, e a subsequente compra de três das telas expostas pelo governo imperial, a partir de uma oferta feita pelo artista. Partindo da análise de fontes primárias ainda pouco exploradas pela historiografia da AIBA e do pintor, busca compreender as estratégias que Almeida Júnior lança mão para tentar ter suas obras incluídas na coleção da Academia, inscrevendo a si próprio na tradição daquela instituição e contribuindo à constituição de um corpus de arte nacional. Reconstituindo a exposição de 1882, fazendo uma síntese da sua apreciação pela crítica de época, bem como observando a tentativa de inserção das obras ofertadas no conjunto da galeria da escola, o artigo visa também avaliar qual seria o aporte do artista para o enriquecimento da “nascente”, e controversa, “escola brasileira de pintura”.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8675926
PDF

Referências

ACABA DE CHEGAR A ESTA CORTE... Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, p.1, 26 out. 1882.

AIBA. Parecer da Seção de Escultura sobre os trabalhos de Rodolfo Bernardelli, estudando em Roma, 13 janeiro de 1882. Arquivo Histórico do Museu Nacional de Belas Artes/Arquivo Pessoal de Rodolfo e Henrique Bernardelli. APO 196.

ALTSHULER, B. Biennials and Beyond – Exhibitions That Made Art History. London: Phaidon, 2013.

ALTSHULER, B. Salon to Biennial – Exhibitions That Made Art History. London: Phaidon, 2008.

AMARAL, T. do. A história de São Paulo ensinada pela biographia dos seus vultos mais notáveis. São Paulo: Alves & Cia. Editores, 1895.

ARMSTRONG, C. Manet Manette. New Haven: Yale University Press, 2002.

ATAS Sessões da Presidência do Diretor 1882-1890. Acervo Arquivístico do Museu D. João VI. Notação 6153.AIBA. Catálogo das Obras Expostas na Academia das Bellas Artes em 23 de Agosto de 1884. Rio de Janeiro: Tipografia de P. Braga & Cia, 1884.

AULER, G. Os bolsistas do Imperador: advogados, agronomos, arquiteto, aviador, educação primária e secundária, engenheiros, farmacêuticos, médicos, militares, músicos, padres, pintores, professores. Petrópolis: Tribuna de Petrópolis, 1956.

BASHKIRTSEFF, M. The Journal of Marie Bashkirtseff. Translated with an introduction by Mathilde Blind. Londres: Cassel & Company, 1890.

BANDEIRA, A. G. Descanso do modelo e outros primorzinhos: crítica de arte e pintura de gênero brasileiras no final do século 19. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 27 p.133-141, dezembro de 2013.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: _____. Obras escolhidas I. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1986, p.165-196.

BENJAMIN, W. A Paris do Segundo Império. O Flâneur. In: _____. Obras escolhidas III. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. pp. 33-236.

BENJAMIN, W. História y Coleccionismo: Edward Fuchs. In: _____. Discursos interrompidos. Madrid: Taurus, 1973, p.89-135.

BIBLIOGRAPHIA. Revista Illustrada, Rio de Janeiro, n.308. p.7, 1882.

BOIME, A. Art in an Age of Civil Struggle, 1848-1871. Chicago: University of Chicago Press, 2007.

BOIME, A. The Salon des Refusés and the evolution of Modern Art. The Art Quarterly, n.32, p. 411-426, 1969.

BONNET, A. L'enseignement des arts au XIXe Siècle: La Réforme de L’École des Beaux-Arts de 1863 et la fin du modèle académique. Rennes: Presses universitaires de Rennes, 2006.

BRASIL. Ministério do Império. Relatório do Ano de 1882 apresentado à Assembléia Geral Legislativa na 3a Sessão da 18a Legislatura em maio de 1883. Rio de Janeiro: Tipografia Oficial, 1883. Anexo E.

CHIARELLI, T. Um Jeca Nos Vernissages. São Paulo: Edusp, 1995.

CHILLÓN, A. M. Entre tradição e modernidade: Almeida Reis e o Paraíba. Caiana: Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigadores de Arte Centro Argentino de Investigadores de Arte, Buenos Aires, n.5, p. 29-43, set. 2014.

COURBET, G.; BURKHARD, B.; FONT-RÉAULX, D. Gustave Courbet. New York: Metropolitan Museum of Art, 2008.

CRONICAS FLUMINENSES, Rio 8 de abril. Revista Illustrada, Rio de Janeiro, n. 294, p.2,1882.

CRONICAS FLUMINENSES, Rio 4 de novembro”. Revista Illustrada, Rio de Janeiro, n.321, p.2, 1882.

CUMPRIMENTARAM AS SUAS MAJESTADES IMPERIAES. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, p.1, 18 out. 1882.

DAZZI, C. A recepção do meio artístico carioca à exposição de Henrique Bernardelli de 1886 - a apreciação da imprensa. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE DO IFCH/UNICAMP, 1. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2006, p-118-126.

DUQUE, L. G. A Arte brasileira. Campinas: Mercado de Artes, 1995.

DUQUE, L. G. Impressões de um amador: textos esparsos de crítica (1882-1900). Belo Horizonte: Editora UFMG / Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2001.

FERREIRA, F. Os quadros do Sr. Almeida Júnior. Correio Paulistano, São Paulo, p.1, 3 nov. 1882a.

FERREIRA, F. Os quadros do Sr. Almeida Júnior (continuação). Correio Paulistano, São Paulo, p. 1, 4 nov.1882b.

GREENBERG, R.; FERGUSON, B. W.; NAIRNE, S. Thinking about exhibitions. London, New York: Routledge, 1996.

GUARILHA, H. A questão artística de 1879: um episódio da crítica de arte no segundo reinado. Dissertação (Mestrado em História) – IFCH, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

HULST, T. A History of the Western Art Market: A Sourcebook of Writings on Artists, Dealers, and Markets. Oakland, California: University of California Press, 2017.

KLONK, C. Spaces of Experience: Art Gallery Interiors from 1800 to 2000. New Haven: Yale University Press, 2009.

LEMAIRE, G.-G. L. Histoire du Salon de peinture. Paris: Klincksieck, 2004.

MAIA, E. Relatório do ano de 1884, 13 de abril de 1885. Transcrição de Arthur Valle e Camila Dazzi, texto com grafia atualizada. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/documentos/relatorios_ministeriais/rltr_mntr_1884anexo.htm. Acesso em: mar. 2024.

MAINARDI, P. The End of the Salon. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.

MAINARDI, P. Show and Tell: Exhibition Practice in the Nineteenth Century. In: FACOS, M. (org.). A Companion to Nineteenth-Century Art. Hoboken, NJ, USA: John Wiley&Sons Inc., 2018.

MALEUVRE, D. Von Geschichte und Dingen Das Zeitalter der Ausstellung. In: VON HANTELMANN, D. e MEISTER, C. (orgs.) Die Ausstellung. Politik eines Rituals. Berlin/Zurich: Diaphanes, 2010. pp.19-46.

MALTA, M. Entre perdas e danos: separação do acervo da Escola Nacional de Belas Artes e a constituição do Museu Nacional de Belas Artes. In: CAVALCANTI, A.; MALTA, M.; PEREIRA, S. G. (orgs.). Histórias da Escola de Belas Artes: revisão crítica de sua trajetória. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ/2016, p.143-160.

MELLO JÚNIOR, D. A tela Derrubador Brasileiro do pintor paulista Almeida Júnior. Mensário do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, v. 4, p.10-18, 1980a.

MELLO JÚNIOR, D. O pintor paulista José Ferraz de Almeida Júnior e o Imperador Pedro II. Mensário do Arquivo Nacional, v. 7, p.8-20, 1980b.

NA ACADEMIA DE BELLAS ARTES... Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, p. 1, 30 out. 1882.

NASCIMENTO, A. P. Espaços e a Representação de uma nova cidade: São Paulo (1895-1929). Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

NASCIMENTO, A. P. 1913- A Exposição de Arte Francesa no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo: o que fazer com o que restou?” In: CAVALCANTI, A. M. T. et al. (orgs). Anais do Colóquio Histórias da Arte em Exposições. Campinas: Unicamp, 2014, p.214-226.

NOTICIAS ESPECIAES. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, p. 1, 11 fev. 1882.

NOVELLI DURO, F. M. Pedro Américo e a Exposição Geral de 1884: pintura histórica religiosa e orientalismo. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2018a.

NOVELLI DURO, F. M. Ateliês, exposições, aquisições: lugares e estratégias de atuação de Pedro Américo e Aurélio de Figueiredo na década de 1880. In: PITTA, F. et. al. (orgs.). Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018b, p. 201-218.

NOVELLI DURO, F. M. Iniciativas privadas em nome da arte brasileira: o lugar da Exposição Geral de 1884 no colecionismo institucional da Academia Imperial de Belas Artes. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 554-59, outubro 2023.

PEQUENO CORREIO. Revista Illustrada, Rio de Janeiro, n. 296, p.6, 22 abr. 1882.

PEREIRA, S. G. A tradição artística e os envios dos pensionistas da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. In: VALLE, A.; DAZZI, C. (orgs.). Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República - Tomo 2. Rio de Janeiro: EDUR-UFRRJ/DezenoveVinte, 2010, p.617-633.

PEREIRA, S. G. As tipologias da tradição clássica e a pintura brasileira do século XIX. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 26. Anais... Belo Horizonte: CBHA; C/Arte, 2007, pp.526-541.

PEREIRA, S. G. Desenho, composição, tipologia e tradição clássica – uma discussão sobre o ensino acadêmico do século 19. Revista Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, v. 10, n. 10, p.41-49, 2003.

PITTA, F. A paisagem naturalista estrangeira na coleção do Museu Mariano Procópio, suas relações com a coleção da Pinacoteca e com o meio artístico brasileiro”. In: CHRISTO, M. de C. V. (org.). Coleções em diálogo: Museu Mariano Procópio e Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2014, p.84-112.

PITTA, F. Entre alegoria nacional e tipo brasileiro: o lugar de Derrubador brasileiro no projeto acadêmico de construção da nação. In: CAVALCANTI, A.; MALTA, M.; PEREIRA, S. G. (orgs.). Modelos na arte: ensino, prática e crítica. 200 anos da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2016, p. 348-376.

PITTA, F. O jabuti e a paleta: o ateliê e o artista em Almeida Júnior. Revista Concinnitas, Rio de janeiro, v.1, n.30, p. 123-151, 2018.

PITTA, F. Estudo de Mulher, de Rodolfo Amoedo: pose, posse, pintura”. In: CHILLÓN, A. M. et al. (orgs.). O artista em representação: coleções de artistas. 1ed. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2020, p. 155-176.

PITTA, F. Um povo pacato e bucólico: costume e história na pintura de Almeida Júnior. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

RIBAS, J.. Notes Towards a History of the Solo Exhibition. Afterall: a Journal of Art, Context and Enquiry, n. 38, p. 4-15, 2015.

RICHTER, D. A brief outline of the History of Exhibition Making. On Curating, n.6, p.28-37, 2010.

RODRIGUEZ, M. C. The first posthumous retrospective in France. The Paul Delaroche exhibition, a new perception of the artist’s work. In: GAHTAN, M. W.; PEGAZZANO, D. (orgs). Monographic Exhibitions and the History of Art. Milton: Taylor & Francis Group, 2018, p.69-82.

ROSSI, M. S. Circulação e mediação da obra de arte na Belle Époque paulistana. Anais do Museu Paulista, v.6-7, n.1, p.83-119,1999.

SILVA, M. do C. C. da. A aquisição de obras para a galeria da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 8., Campinas. Anais... Campinas: IFCH Unicamp, 2012, p.432-438.

SILVA, M. do C. C. da. Artistas latino-americanos no acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio De Janeiro, obras adquiridas no final do século XIX e primeiras décadas do século XX. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 22., Belém. Anais... Belém: UFPA. 2013a, p-575-582.

SILVA, M. do C. C. da. Obras de artistas portugueses oitocentistas no acervo do Museu Nacional de Belas Artes do Rio De Janeiro. In: DAZZI, C.; PORTELLA, I.; VALLE, A. (orgs.). Oitocentos- Intercâmbios Culturais entre Brasil e Portugal. Seropédica: Ed. da UFRRJ, 2013b, p.347-356.

SILVA, M. A. C. da. A Repercussão das Exposições Individuais de Pintura no Brasil da Década de 1880. 19&20, Rio de Janeiro, v. IX, n. 2, s/p, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/criticas/exposicoes_1880.htm>. Acesso em 7 de junho de 2024.

SÉRIÉ, P. La peinture d’histoire en France (1860-1900). Paris: Arthena, 2014.

SQUEFF, L. Uma Galeria Para O Império: A Coleção Escola Brasileira e As Origens do Museu Nacional De Belas Artes. São Paulo: Edusp, 2012.

STANISZEWSKI, M. A. The Power of Display: A History of Exhibition Installations at the Museum of Modern Art. Cambridge, MA: The MIT Press, 2001.

STEFANIS, K. Nathaniel Hone’s 1775 Exhibition: The First Single-Artist Retrospective. In: GRACIANO, A. (org.). Exhibiting outside the academy, salon and biennial, 1775-1999: alternative venues for display. Farnham: Ashgate, 2017, p. 131-153.

TANNER, H. O. The Story of an Artist’s Life, Parts I and II. The World’s Work, v. 18, n. 2-3, p.11661-11666, 11769-11775, jun. /jul. 1909.

VALLE, A. A 'Exposição de Arte Portuguesa' no Rio de Janeiro em 1902 e sua recepção. Fenix: revista de historia e estudos culturais, v. 12, n.1, p. 1-20, 2015.

VALLE, A. Considerações sobre o Acervo de Pintura Portuguesa da Pinacoteca da Escola Nacional de Belas Artes. 19&20, Rio de Janeiro, v. VII, s/p, jan./mar. 2012. Disponível em : https://www.doi.org/10.52913/19e20.VII1.05, acesso em 7 de junho de 2024.

VALLE, A. Instalação nas Exposições Gerais de Belas Artes durante a 1a. República. 19&20, Rio de Janeiro, v. VI, n. 1, s/p, jan./mar. 2011. Disponível em: https://www.doi.org/10.52913/19e20.VI1.06, acesso em 7 de junho de 2024.

VALLE, A. Ver e ser visto nas Exposições Gerais de Belas Artes. 19&20, Rio de Janeiro, v. VIII, s/p, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.52913/19e20.VIII1.09, acesso em 7 de junho de 2024.

WARD, M. Impressionist Installations and Private Exhibitions. The Art Bulletin, v. 73, n. 4, p. 599-622, dec. 1991.

WHITE, H. C.; WHITE, C. A. Canvases and Careers: Institutional Change in the French Painting World. Chicago: University of Chicago Press, 1993.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Fernanda Mendonça Pitta

Downloads

Não há dados estatísticos.