O que é um objeto de museu sem as narrativas que o cercam? Museu do Folclore
PDF

Palavras-chave

Objeto museológico
narrativa
discurso museográfico.

Como Citar

SILVA, Mariana Estellita Lins. O que é um objeto de museu sem as narrativas que o cercam? Museu do Folclore: A exposição. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 170–174, 2017. DOI: 10.24978/mod.v1i2.764. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662307. Acesso em: 14 abr. 2024.

Resumo

Buscamos dialogar com a exposição de longa duração do Museu de Folclore Edison Carneiro, localizado no Rio de Janeiro, que se constitui como uma das vertentes de trabalho do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Através desta escolha, pretendemos refletir sobre as narrativas construídas a partir dos objetos museológicos além de problematizar categorias como 'arte contemporânea' e 'arte popular' que definem não apenas o conjunto de objetos sobre o qual nos referimos, mas principalmente sobre o nosso lugar de produção discursiva.

https://doi.org/10.24978/mod.v1i2.764
PDF

Referências

DESVALLÉES, A.; MAIRESSE, F. Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2013; disponível em: http://icom.museum/fileadmin/user_ upload/pdf/Key_Concepts_of_Museology/Conceitos-ChavedeMuseologia_pt.pdf; acesso em março de 2017.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.