Apresentação. 33ª Bienal de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24978/mod.v3i1.4116

Palavras-chave:

33ª Bienal de São Paulo, Ex-posições, resenhas, dossiê, recepção crítica.

Resumo

Em formato de dossiê, a seção Ex-posições desta edição da MODOS trata da 33ª Bienal de São Paulo. Neste texto, apresenta-se o processo de organização, explicitando como se deram as questões e os pressupostos que envolveram a definição sobre o formato e a estruturação do dossiê, assim como as discussões estabelecidas com os autores dos textos e os editores da revista em relação às possibilidades de metodologias e aos horizontes de abordagens a serem desenvolvidos nas resenhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Dalcol (org.), Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pesquisador, crítico, curador e editor. Atual diretor-curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). É doutor em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento no exterior pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Sua pesquisa de doutorado trata das interseções entre crítica de arte, exposição e curadoria, tendo defendido em 2018 a tese intitulada “A curadoria de exposição enquanto espaço de crítica: a constituição de um campo de prática e pensamento em curadoria no Brasil (anos 1960-1980)”. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Em 2017 e 2018, integrou o Júri de Indicação do Prêmio PIPA. Em 2016, ganhou a 1ª menção honorífica no Incentive Prize for Young Critics, concedido pela AICA. Entre suas curadorias, tem trabalhado com artistas contemporâneos atuantes em Porto Alegre e desenvolvido projetos de exposições individuais e coletivas em galerias, instituições e museus.

Downloads

Publicado

2019-01-20

Como Citar

DALCOL (ORG.), F. Apresentação. 33ª Bienal de São Paulo. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 199–207, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i1.4116. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662922. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Ex-posições/33ª Bienal de São Paulo