A pregnância da forma
PDF

Palavras-chave

Bienal de São Paulo
afetividade
experiência
curadoria.

Como Citar

GONTIJO, Juliana Coelho. A pregnância da forma. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 268–279, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i1.4110. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662926. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O artigo desenvolve uma reflexão sobre a curadoria da 33ª Bienal de São Paulo a partir de duas exposições individuais ali apresentadas: a do artista guatemalteco Aníbal López e a do paraguaio Feliciano Centurión. O objetivo da autora é pensar como são estabelecidas as relações de afeto e proximidade entre obras e espectadores numa bienal pautada por um discurso sobre a dimensão sensível da forma. Na dimensão teórica proposta por Mário Pedrosa, um dos referentes do partido curatorial dessa bienal, a forma pode veicular e conduzir afetos, criar redes ou desestabilizar as dimensões da realidade experimentada para abrir novos mundos. Este artigo pensa, portanto, a partir da vivência pessoal do espaço expositivo, as afinidades afetivas que a curadoria traduz no Pavilhão do Ibirapuera.

https://doi.org/10.24978/mod.v3i1.4110
PDF

Referências

ALONSO, Rodrigo. Crónicas en Technicolor: pop, euforia y nostalgia en el arte argentino. In: Inoxidable Neopop [catálogo]. Santiago de Chile, 2006.

ANAYA, Jorge López. El absurdo y la ficción en una notable muestra. Diario La Nación, Buenos Aires, 1 ago. 1992.

ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Mário Pedrosa: itinerário crítico. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

BARONE, María Inés. La figura de Gumier Maier como curador: El Tao del Arte. Revista Caiana, #10, p. 167-178, primeiro semestre 2017.

CENTURIÓN, Feliciano. Mundo feminino. Áudio 33bienal. Disponível em: <http://33.bienal.org.br/pt/audioguia-detalhe/5367>. Acesso em: 17 dez. 2018.

DUSHÁ, Germano. 33ª Bienal de São Paulo, Brasil. Revista Terremoto, 22 set. 2018. Disponível em: <https://terremoto.mx/33a-bienal-de-sao-paulo-brasil/>. Acesso em: 17 dez. 2018.

ESCALÓN, Sebastián. El artista que contrató a un sicario. Plaza Pública, 24 out. 2014. Disponível em: <https://www.plazapublica.com.gt/content/el-artista-que-contrato-un-sicario>. Acesso em: 17 dez. 2018.

LÓPES, Aníbal. El préstamo. Áudio 33bienal. Disponível em: <https://soundcloud.com/bienal/anibal-lopez-el-prestamo-the-loan>. Acesso em: 17 dez. 2018.

RESTANY, Pierre. Arte guarango para la Argentina de Menem. Lápiz: Revista internacional del arte, Madrid, n. 116, p. 50-55, nov. 1995,.

ROSA, María Laura. Un territorio dislocado. Ramona, Buenos Aires, n. 87, p. 31-34, dez. 2008,.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.