Resumo
O artigo busca contribuir para o debate acerca dos museus, coleções e representações tendo como foco o caso do Museu de Arte Negra (MAN), organizado pelo ativista, escritor e pintor Abdias do Nascimento. Dessa maneira, apresenta uma perspectiva multidisciplinar, que envolve discussões que perpassam a história da arte, a antropologia e a sociologia, com objetivo de apresentar o impacto das relações raciais no campo da arte.
Referências
CLIFFORD, J. Colecionando arte e cultura. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, n. 23, 1994.
CONTEE, C. G. Du Bois. The NAACP, and the Pan-African Congress of 1919. The Journal of Negro History, vol. 57, n. 1, p. 13-28, jan. 1972.
COSTA PINTO, L. de A. O negro no Rio de Janeiro: relações de raça numa sociedade em mudança. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1953.
FILHO, H. P.; LIRIO, A. Heitor dos Prazeres sua arte e seu tempo, Rio de Janeiro: Editora ND Comunicação, 2003.
IJERE, Martin O. W. E. B. Du Bois and Marcus Garvey as Pan-Africanists: a study in contrast. Présence Africaine, n. 89, 3o trimestre 1974, p. 188-206.
JAREMTCHUK, D. Abdias do Nascimento nos Estados Unidos: um “pintor de arte negra”. Estudos Avançados, n. 32, 2018.
GUIMARÃES, A. S. A. Resistência e revolta nos anos 1960: Abdias do Nascimento. Revista USP, n. 68, p. 156-167, dez.-fev. 2005/6.
MAIO, M. C. O projeto UNESCO e a agenda das ciências sociais no Brasil dos anos 40 e 50. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 14, n. 41, p. 141-158,1999.
MAIO, M. C. Cor, intelectuais e nação na sociologia de Guerreiro Ramos. Cadernos Ebape.br, v. 13, p. 605-630, set. 2015.
NASCIMENTO, E. L. O sortilégio da cor: identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2003.
MOORE, C. Abdias de Nascimento e o surgimento de um pan-africanismo contemporâneo global. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). A matriz africana no mundo. São Paulo: Selo Negro, 2008, p. 233.
MUNANGA, K. Pan-africanismo, negritude e teatro experimental do negro. Ilha: Revista de Antropologia, v. 18, n. 1, p. 107-120, junho de 2016.
NASCIMENTO, Abdias do (org.). O Negro Revoltado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982 (1968).
_____. “Carta aberta a Dacar” In: O Brasil na mira do pan-africanismo. Salvador: Edufba, 2002.
_____. O genocídio do negro brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
_____. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. Brasília: Fundação Cultural Palmares/OR, 1980.
_____. Cultura e estética no Museu de Arte Negra. Galeria de arte moderna (GAM), Rio de Janeiro, n. 14, p.21-22, 1968(a).
_____. A Arte Negra. Museu voltado para o futuro. Galeria de arte moderna (GAM), Rio de Janeiro, n. 15, p.44-45, 1968(b).
OLIVEIRA, L. L. A Sociologia do Guerreiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.
PEREIRA, A. A. O Mundo Negro: a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil (1975-1995). Niterói, 2010. Tese (Doutorado em História). Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2010.
PEREIRA, C. L. O Primeiro Congresso do Negro Brasileiro e a UNESCO. In: PEREIRA, Claudio Luiz e SANSONE, Livio (orgs.) O Projeto Unesco no Brasil. Salvador: Edufba, 2007, p. 207-228.
PRICE, S. Arte primitiva em centros civilizados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.
SANTOS, M. S. Representations of Black People in Brazilian Museums. In: Museum and Society, vol. 3, n. 1, p. 51-65, 2005.
SILVA, J. da. União dos Homens de Cor: uma rede do movimento negro após o Estado Novo. Rio de Janeiro, 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2005.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 MODOS