Resumo
Neste artigo discorro sobre a utilização de estratégias de montagem para a apresentação de elementos do processo artístico. As reflexões partem da exposição "Sinapses - o Pensamento do Artista", apresentada em 2017 na Sala BNDES da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da USP. A apresentação não-hierárquica de documentos do processo criativo, projetos, obras em diversos estágios de realização, registros de performances, textos e elementos de diversas naturezas colocados sobre mesas buscou refletir o caráter não-linear e multifacetado do pensamento artístico.
Referências
BOIS, Yve-Alain et KRAUSS, Rosalind. Formless: a users's guide. Cambridge, Massachussets and London: The MIT Press, 1997.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins, 2002.
SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2011.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 MODOS