Dispositivos de imersão e a autorrepresentação do espectador
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Palavras-chave

Vídeo
Cabines de imersão
Dispositivo
Autorrepresentação
Videoperformance

Como Citar

SIMÃO, Luciano Vinhosa. Dispositivos de imersão e a autorrepresentação do espectador: o uso do televisor em espaços expositivos. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 336–346, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i1.8663932. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663932. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

Neste artigo discuto as dificuldades estéticas que o uso do televisor, nas primeiras experiências com vídeo, impôs aos artistas. No percurso, chamo a atenção para as diversas ordens de rearranjos epistemológicos na arte e nos espaços museológicos que o vídeo induziu. Detenho-me sobre a solução de um certo tipo de cabine de imersão, pensada como escultura/dispositivo ativo de captura direta, a qual implica o espectador em uma relação dialógica que o coloca na posição incomum de performer espontâneo ao se deparar com sua autorrepresentação.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663932
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Referências

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Copyright (c) 2021 Luciano Vinhosa Simão

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