Abstracionismo na produção áudio-visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668646

Palavras-chave:

Áudio-visual, Abstracionismo, Visual music, Videoarte, Filme abstrato

Resumo

O objetivo neste texto é refletir sobre o abstracionismo na criação áudio-visual. Identifica-se que o abstracionismo já recebeu considerável atenção dos estudiosos da pintura; porém, o assunto apresenta-se quantitativamente pouco explorado ao considerar a produção áudio-visual. Inicialmente, apresento uma revisão conceitual da própria noção de abstracionismo, tendo por base distintas compreensões que o termo obteve desde o início do século XX. A seguir, analiso algumas obras áudio-visuais com intuito de fundamentar a discussão poética e estética sobre a participação das concepções abstratas nesse domínio artístico. À guisa de conclusão, verifica-se a ampliação conceitual da noção mesma de abstracionismo, atingida por distintas estratégias técnicas e poéticas do áudio-visual abstrato, bem como a possibilidade do engendramento de uma distinta forma de percepção para essas obras.

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Biografia do Autor

Antenor Ferreira Corrêa, Universidade de Brasília

Professor Associado da Universidade de Brasília.

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

CORRÊA, A. F. Abstracionismo na produção áudio-visual. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 56–91, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668646. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8668646. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos - Colaborações