Resumo
Neste artigo tentamos perceber de que forma os museus podem ter um potencial ecológico e regenerativo. Construídos como um mundo à parte do mundo que pretendem representar, os museus encerram objetos e, partir deles, constroem narrativas e fixam epistemologias. O que propomos neste artigo é que a partir dessa história de isolamento e acumulação de objetos se opere um pensamento regenerativo que permita recriar laços perdidos em que as coleções possam ser mediadoras numa aproximação ecológica ao planeta.
Referências
BADOVINAC, Z. Contemporaneity as points of Connection. E_Flux, n. 11, p.5-7, dez. 2009. Disponível em: https://www.e-flux.com/journal/11/61343/contemporaneity-as-points-of-connection/. Acesso em: 15 set. 2022
BENNETT, T. The Birth of the Museum. History, theory, politics. London: Routledge, 1995.
DIDI-HUBERMAN, G. Que emoção! Que emoção?, Lisboa: Imago, 2015.
GROYS, B. The Museum as a cradle of revolution. E_flux, n. 106, fev. 2020. Disponível em: https://www.e-flux.com/journal/106/314487/the-museum-as-a-cradle-of-revolution/. Acesso em: 22 set 2022
DEBORD, G. O Planeta Doente. Lisboa: Letra Livre, 2014.
FONDATION CARTIER. Le Grand Orchestre des Animaux. Paris: Fondation Cartier, 2016. Disponível em: https://www.fondationcartier.com/expositions/le-grand-orchestre-des-animaux. Acesso em: 18 ago. 2022
FONDATION CARTIER. Nous les Arbres. Paris: Fondation Cartier, 2019. Disponível em: https://www.fondationcartier.com/expositions/nous-les-arbres. Acesso em: 18 ago. 2022
HANTELMANN, D. von. How to do Things with Art. What Performativity Means in Art. Paris: JRP Ringier & Les Presses du Réel, 2010.
HEIN, G. E. Learning in the Museum. London: Routledge, 1998.
KHM-MUSEUMVERBAND/ WELTMUSEUM WIEN. Taking Care. Cidade: editora, 2020. Disponível em: https://takingcareproject.eu/about. Acesso em: 21 jul. 2022
MALRAUX, A. O Museu Imaginário. Lisboa: Edições 70, 2000.
MUSEU DO DOURO. Serviço Educativo. Disponível em: http://educativo.museudodouro.pt/index.html#. Acesso em: 20 maio 2020.
O’DOHERTY, B. No interior do cubo branco. A ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002
PETREšIN-BACHELEZ, N. For Slow Institutions. E-Flux, s.l. , n. 85, oct. 2017. Disponível em: https://www.e-flux.com/journal/85/155520/for-slow-institutions/. Acesso em: 26 maio 2020.
RANCIÈRE, J. O Mestre Ignorante. Cinco Lições sobre a emancipação intelectual. Mangualde: Edições Pedagogo, 2010.
RESEARCH CENTRE FOR MATERIAL CULTURE. Earth Matters, 2017. Disponível em: https://www.materialculture.nl/en/research/themes/earth-matters. Acesso em: 25 mai. 2022
RUSTIN, S. Can Liberate tate free the arts from BP? Guardian, 24 abr. 2013. Acesso em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2013/apr/24/liberate-tate-arts-bp. Acesso em: 18 jun. 2022
SANTOS, B. de S. Para além do Pensamento Abissal: Das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, s.l., n. 78, p.3-46, 1 out. 2007. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/753 Acesso em: 2 dez. 2019.
SARR, F. Afrotopia. S.l.: n-1 Edições, 2019.
SAAR, F. Rewriting the Humanities from Africa: For an Ecology of Knowledge [conferência apresentada no Leibniz-Zentrum Moderner Oriente], 2019a. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eU3U4ExAsdI. Acesso em: 15 set. 2022
TEATRO MARIA MATOS. Utopias, 2016/2017. Disponível em: https://www.arquivoteatromariamatos.pt/ciclo/utopias/. Acesso em: 19 set.2022
TORRES, C. Mértola Vila-Museu. Campo Arqueológico de Mértola, s.d. Aceeso em: https://www.camertola.pt/info/m%C3%A9rtola-vila-museu. Acesso em: 29 mar. 2020.
WAHL, D. C. Design de Culturas Regenerativas. S.l.: Bambuak Editora, 2000.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Marta Branco Guerreiro