Arte popular, artesanato, gênero e relações raciais
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Palavras-chave

Cerâmica
Artesanato
Gênero
Arte popular
Relações raciais

Como Citar

SANTOS, Jancileide Souza dos. Arte popular, artesanato, gênero e relações raciais: o lugar da arte das mulheres negras . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 187–207, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8670725. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670725. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é fruto de uma reflexão produzida em minha tese de doutorado em Artes Visuais e tem o propósito de pensar os sentidos e significados dos conceitos de artesanato e arte popular. A partir de uma pesquisa realizada com mulheres ceramistas do povoado de Passagem, zona rural do município de Barra (Oeste baiano), e da análise da situação social, racial e econômica dos sujeitos que produzem essa arte, examinarei as interconexões entre gênero, raça, classe social e território como um dado importante para compreender a marginalização dessa produção e sua definição como não arte pelos sistemas das artes. Neste processo de tensões e contradições, e com base na constatação de que as chamadas artes populares e o artesanato são produzidos em grande medida por mulheres, não devemos perder de vista as situações de exclusão e de desvalorização do papel das mulheres negras, indígenas e afro-indígenas, especialmente as artesãs, no sistema das artes visuais.

https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670725
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