Ser mãe e presidiária
PDF

Palavras-chave

Fotografia contemporânea
Adriana Lestido
Mulheres presas
Maternidade
Ditadura militar argentina

Como Citar

POSSAMAI KONS, Luiza. Ser mãe e presidiária: análise de duas fotografias de Adriana Lestido. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 271–299, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8671217. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8671217. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa duas fotografias presentes no livro Mujeres presas (1991–1993) da fotógrafa argentina Adriana Lestido, realizadas dentro do Cárcel de mujeres nº 8 de Los Hornos, na cidade de La Plata, capital da província de Buenos Aires. O objetivo é entender se essas imagens de mulheres mães, que não correspondem a um imaginário feminino e de maternidade, criam uma construção imagética sobre a maternidade em uma possível criação de uma partilha do sensível, termo proposto por Jacques Rancière. Para isso, será traçado um panorama histórico de questões relacionadas à temática no contexto ditatorial e pós-ditatorial argentino.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i2.8671217
PDF

Referências

AIRA, C. A trombeta de vime. São Paulo: Editora Iluminaras, 2002.

ABRANTES L.; VERDENELLI Mujeres Presentes: Representaciones Visuales en Disputa. Las fotografías de Adriana Lestido y diversos modos de recrear la feminidad. In: JORNADAS SANTIAGO WALLACE DE INVESTIGACIÓN EN ANTROPOLOGIA SOCIAL. Sección de Antropología Social. 7. Actas... Buenos Aires: Instituto de Ciencias Antropológicas/ Facultad de Filosofía y Letras/ UBA, 2013, p.01-21.

ÁLVAREZ, V.; LAINO SANCHIS, F. Maternidades en cautiverio. Experiencias de maternidad, embarazo y parto en centros clandestinos de detención durante la última dictadura militar argentina. Mora, Buenos Aires, v. 26. p. 7-25, 2017.

BULA, V. Capturar lo invisible. Disponível em: <http://elgranotro.com.ar/capturar-lo-invisible-adriana-lestido/>. Acesso em: maio 2022.

CAPELATO, M. H. Memória da ditadura militar argentina: um desafio para a história. Clio- Revista de Pesquisa Histórica, Recife, n.24, p.61-81, 2006.

DOMÍNGUEZ, N. Mirar madres. Adriana Lestido: espacios, rostros, afectos. Instituto Interdisciplinario de Estudios de Género e Instituto de Literatura Hispanoamericana (UBA). Mora - Dossier fotógrafos, Buenos Aires, p. 61-80, 2010.

DURAND, G. As Estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

ENRIQUEZ, M. As coisas que perdemos no fogo. São Paulo: Editora Intrinseca, 2016.

FEDERECI, S. Mulheres e bruxas na América. In: _____. Calibã e a Bruxa: Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017, p. 400-406.

FERREIRA, D.; D’AMICO, A. Nítida, Porto Alegre, 18 ago. 2016. Disponível em: https://nitidafotografia.wordpress.com/2016/08/18/alicia-damico/. Acesso em: abr. 2023.

LETÍCIA P. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa216185/leticia-parente. Acesso em: abr. 2023. Verbete da Enciclopédia.

LESTIDO, A. Antártida negra. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2017.

LESTIDO, A. Antártida negra – Los Diarios. Buenos Aires: Tusquets, 2017.

LESTIDO, A. Entrevista com Adriana Lestido. Sientate y observa. Madrid, 08 de Julio de 2010.

LESTIDO, A. Interior. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2010.

LESTIDO, A. La obra. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2011.

LESTIDO, A. Lo Que Se Ve. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2012.

LESTIDO, A. Madres y hijas. Buenos Aires: La Azotea Editorial, 2013.

LESTIDO, A. Mujeres presas. Buenos Aires: Colección Fotógrafos Argentinos, 2001.

LESTIDO, A. Portfólio. Disponível em: http://www.adrianalestido.com.ar/es/fotografias.php. Acesso em: ago. 2021.

LITVIN, L. El sentido de mis fotos es acercarme a la verdad. Tiempo Argentino, Buenos Aires, 22 out. de 2013. Disponível em: http://tiempo.infonews.com/2013/10/22/argentina-111573-el-sentido-de-mis-fotos-es-acercarme-a-la-verdad.php. Acesso em: ago. 2021.

MICHELOTTI-CRISTÓBAL, G. Eva Péron: Mujer, personaje, mito. Confluencia Colorado State University, Colorado, vol. 13, n. 2 p. 135-144, 1998.

MUJERES EN PRISIÓN EN ARGENTINA: causas, condiciones y consecuencias. Relatório realizado por Cornell Law School’s Avon Global Center for Women and Justice and International Human Rights Clinic, Defensoría General de la Nación de la República Argentina, The University of Chicago, Law School International Human Rights Clinic. 2013.

NAVARRO, M. El liderazgo carismatico de Evita. La Aljaba. Segunda epoca, volume V. Darmouth: Dartmouth College, Estados Unidos, 2000.

NÚÑEZ, C. A. Las abuelas de Plaza de Mayo: su lucha, su dignidad, sus logros. La Huella de la Palabra, San Augustin Tlaxiaca, Mexico, n. 12, p.145-159, 2018.

PEÑA, J. A., MAYER, M.; ROSA, M. Feminist Art and “Artivism” in Latin America: A Dialogue in Three Voices”. In: FAJARDO, c.; GIUNTA, A. (Orgs.). Radical Women. Latin American Art, 1960-1985. Los Angeles: Hammer Museum, 2017, p. 37-41. Catálogo de exposição.

PITA, M. V. La construcción de la maternidad como lugar político en las demandas de justicia. Familiares de víctimas del terrorismo de estado y de la violencia institucional en Argentina. Arenal, Granada, v.8, n.1, p.127-154, enero/jun. 2001.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes,2012a.

RANCIÈRE, J. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012b.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. 2a ed.São Paulo: Editora 34, 2009.

SILVEIRA, P. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora da Universidade/ UFRGS; Fumproarte/SMC, 2001.

SILVEIRA, P. O livro de artista como documento na metodologia da pesquisa em história da arte. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE. 22. Anais... Brasília: CBHA, 2012, p. 1428-1442.

SMITH, M. F. La insurrección del cuerpo en dictadura. La influencia de Diamela Eltit y Pedro Lemebel. Revista Historia Autónoma, Madrid, n. 8, p.133-147, 2016.

SONTAG, S. Diante da dor dos outros. São Paulo: Cia. das letras, 2003.

VARELLA, D. Prisioneiras. São Paulo: Cia. das Letras. 2017.

VILLALTA, C.; GRAZIANA. F. La construcción de significados sobre la maternidad en prisión. Mujeres presas en cárceles de la provincia de Buenos Aires, Argentina. Desacatos, Tlalpan, Mexico, n. 61, p. 82-97, sep./dic. 2019.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: HALL, S.; SILVA, T.; WOODWARD, K. (Orgs.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014, p.07-72.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Luiza Possamai Kons

Downloads

Não há dados estatísticos.