Ninguém nos ensina como viver. Ana da Silva, The Raincoats e a urgência de (re)existir
PDF

Palavras-chave

Ana da Silva
Resistência
Género
The raincoats
Feminismo

Como Citar

GUERRA, Paula. Ninguém nos ensina como viver. Ana da Silva, The Raincoats e a urgência de (re)existir. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 212–249, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8671508. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8671508. Acesso em: 26 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Neste artigo, procuramos responder à questão levantada por Linda Nochlin “Why have there been no greatest women artists?”, aditando a essa questão uma outra: Por que razão as trajetórias femininas nas artes – e particularmente na música - são esquecidas e/ou invisibilizadas? Ao estirar a questão para o mundo da música, procuraremos compreender o que está na base desse esquecimento e/ou invisibilidade e, sequentemente, da secundarização de mulheres/bandas femininas. Primeiro, analisaremos a própria invisibilidade que afetou, durante décadas, o campo dos youth studies, em que as mulheres não apareciam ou apareciam apenas como namoradas, companheiras, groupies, uma realidade que apenas começou a mudar em meados da década de 1980. Em seguida, faremos idêntico exercício na realidade portuguesa, especialmente no pós-25 de Abril de 1974 no tocante à participação das mulheres como criadoras nos mundos das artes, com especial ênfase no indie rock e no punk. E, por fim, centramos a nossa análise na compreensão do caso paradigmático da música e da ilustradora Ana da Silva e da sua banda The Raincoats - uma banda que atualmente é considerada seminal no riot grrrl e pós-punk, mas que teve de enfrentar imensas desvalorizações e/ou omissões, o que faz com que, ainda hoje, seja tida como a next big thing pelos média da especialidade e praticamente desconhecida pela generalidade da população.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i2.8671508
PDF

Referências

BECKER, H. S. Mundos da Arte. Lisboa: Livros Horizonte, 2010.

BENNETT, A.; GUERRA, P. (eds.). DIY Cultures and Underground Music Scenes. Abingdon/Oxford: Routledge, 2019.

BETA, A. How a British post-punk group influenced entire generations of rock bands, 2017. Disponível em: https://www.vulture.com/2017/11/the-lasting-influence-of-the-raincoats.html. Acesso em: 3 de setembro de 2022.

BRAIDOTTI, R. Punk Women and Riot Grrls. Performance Philosophy, v. 1, n. 1, p. 239-254, 2015. https://doi.org/10.21476/PP.2015.1132.

BRILL, D. Goth Culture: Gender, Sexuality and Style. Oxford: Berg, 2008.

BUSCATTO, M. Women in jazz: Musicality, femininity, marginalization. Londres: Routledge, 2021.

CANN, V. Girls like this, boys like that: The reproduction of gender in contemporary youth cultures. Londres: IB Tauris, 2018.

CHADWICK, W. Women, Art, and Society. Londres: Thames & Hudson, 2020.

CORREIA, S. B. A terça parte visível: a invisibilidade das mulheres artistas no campo das artes visuais portuguesas (2012-2019). Análise Social, n. 242, p. 110-138, Lisboa, 2022.

COSTA, M. Heavy weather: the troubled career of the Raincoats, 2009. Disponível em: https://www.theguardian.com/culture/2009/nov/05/the-raincoats-reform. Acesso em: 3 de setembro de 2022.

FONSECA, R. P. A cena artística internacional ainda perpetuadora de assimetrias de género. International Journal of Working Conditions, v. 5, p. 1-17, Portugal, 2015.

GATES, E. Why Have There Been No Great Women Composers? Psychological Theories, past and Present. The Journal of Aesthetic Education, v. 28, n. 2, p. 27-34, Champaign, IL, 1994.

GRIFFIN, N. Gendered Performance Performing Gender in the DIY Punk and Hardcore Music Scene. Journal of International Women's Studies, v. 13, n. 2, p. 66-81, Bridgewater, 2012.

GUERRA, P. ‘Just Can’t Go to Sleep’. DIY cultures and alternative economies facing social theory. Portuguese Journal of Social Sciences, v. 16, n. 3, p. 283-303, Lisboa, 2017.

GUERRA, P. A instável leveza do rock. Génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal (1980-2010). Porto: Afrontamento, 2013.

GUERRA, P. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal. Tese (Doutoramento em Sociologia). Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2010.

GUERRA, P. E nada mais foi como dantes: fragmentos contraculturais e seus estilhaços no pós-Abril de 1974 em Portugal. Teoria e Cultura, v. 13, n. 1, p. 195–214, Juiz de Fora, 2018.

GUERRA, P. Keep it rocking: the social space of Portuguese alternative rock (1980 – 2010). Journal of Sociology, v. 52, n. 4, p. 615-630, Melbourne, 2016.

GUERRA, P. Rádio Caos: resistência e experimentação cultural nos anos 1980. Análise Social, v. IV, n. 231, p. 284-309, Lisboa, 2019.

GUERRA, P. Raw Power: Punk, DIY and Underground Cultures as Spaces of Resistance in Contemporary Portugal. Cultural Sociology, v. 12, n. 2, p. 241–259, Londres, 2018.

GUERRA, P. Angels with dirty faces: punk, moda e iconoclastias contemporâneas. dObra[s]. Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), V. 12, n.º 26, p. 124-149, online, 2019.

GUERRA, P. Teenagers From Outer Space: Contributos para uma genealogia dos fios que teceram a moda e o do-it-yourself em Portugal. dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, n.º 34, p. 19–63, online, 2022.

GUERRA, P. Contributions for a quantitative approach to contemporary youth cultures and popular music: A case study from Southern Europe. In BENNETT, Andy (eds.). The Bloomsbury Handbook of Popular Music and Youth Culture. New York: Bloomsbury Publishing. ISBN: 978-1-5013-3369-9, 2023, 131-150.

GUERRA, P.; OLIVEIRA, A. Heart of glass: Gender and Domination in the Early Days of Punk in Portugal. In VILOTIJEVIC, M.D.; MEDIC, I. (eds.). Contemporary Popular Music Studies. Wiesbaden, Reino Unido: Springer, 2019, 127-136.

GUERRA, P.; GELAIN, G. Guitarras e Marcas de Batom. Contributos para uma propedêutica artivista no Girls Rock Camp de Porto Alegre. In SARROUY, A.D.; SIMÕES, J.A.; CAMPOS, R. (eds.). A Arte de Construir Cidadania. Juventude, práticas criativas e ativismo. Lisboa: Tinta da China, 2022, 197-200.

HALL, S.; DU GAY, P. Questions of cultural identity. Sage Publications, Inc, 1996.

HAENFLER, R. Straight Edge: Clean-living Youth, Hardcore Punk, and Social Change. New Brunswick: Rutgers University Press, 2006.

HAENFLER, R. The Entrepreneurial (Straight) Edge: How Participation in DIY Music Cultures TRANSLATES to Work and Careers. Cultural Sociology, v. 12, n. 2, p. 174-192, Londres, 2018.

HEBDIGE, D. Subculture. O significado do estilo. Lisboa: Maldoror, 2018.

HILL, R. L.; HESMONDHALGH, D.; MEGSON, M. Sexual violence at live music events: Experiences, responses and prevention. International Journal of Cultural Studies, v. 23, n. 3, p. 368-384, Londres, 2020.

HODGKINSON, W. John Lydon: Soundtrack of my Life, 2009. Disponível em: https://www.theguardian.com/music/2009/nov/01/sexpistols. Acesso em: 3 de setembro de 2022.

HODKINSON, P. Goth. Identity, Style and Subculture. Oxford: Berg, 2002.

KAPLAN, I. Best Female Rock Singers: An Essential Top 30 Countdown, 2022. Disponível em: https://www.udiscovermusic.com/stories/best-female-rock-singers/ Acesso em: 3 de setembro de 2022.

LEONARD, M. Gender in the Music Industry. Rock, Discourse and Girl Power. UK: Ashgate, 2007.

LOHMAN, K. Creating a safer space: Being safe and doing safety in queer and feminist punk scenes. The Sociological Review, Lancaster, 2022. https://doi.org/10.1177/00380261221092519

LOPES, M. The Raincoats – Fairytale in the Supermarket, 2017. Disponível em: https://media.rtp.pt/antena3/ler/the-raincoats-fairytale-in-the-supermarket/. Acesso em: 3 de setembro de 2022.

LOPES, M. The Raincoats: um abanar, uma irreverência, uma vontade de mudar as coisas, 2018. Disponível em: https://www.publico.pt/2018/06/29/culturaipsilon/entrevista/the-raincoats-um-abanar-uma-irreverencia-uma-vontade-de-mudar-as-coisas-1835203. Acesso em: 3 de setembro de 2022.

MCROBBIE, A.; BENNETT, T. From rag market to creative economy: interview with Angela McRobbie. Journal of Cultural Economy, Londres, 2022. DOI: 10.1080/17530350.2022.2112263

MCROBBIE, A.; GARBER, J. Girls and Subcultures. In: GELDER, K., THORNTON, S. (eds.). The Subculture Reader. Londres: Routledge, 1997, 112-120.

MCROBBIE, A. Zoot suits and second-hand dresses: an anthology of fashion and music. Boston: Unwin Hyman, 1988.

NAYAK, A.; KEHILY, M. J. Gender, Youth and Culture: Young Masculinities and Femininities. Londres: Palgrave Macmillan, 2007.

NOCHLIN, L.; REILLY, M. (eds.). Women Artists, The Linda Nochlin Reader. Londres: Thames & Hudson, 2020.

NOCHLIN, L. Why have there been no great female artists? In: NOCHLIN, L. Women, Art and Power and Other Essays. Nova Iorque: Harper & Row, 1973, 147- 158.

O'MEARA, C. The Raincoats: breaking down punk rock's masculinities. Popular Music, v. 22, n. 3, p. 299-313, Cambridge, 2003.

PAYNE, A. N. (2022). Hip Hop, identity, & Black girlhood: how Black girls (re)construct racial and gender identity through Hip Hop. Journal of Youth Studies. https://doi.org/10.1080/13676261.2022.2119837

PEARCE, R.; LOHMAN, K. De/constructing DIY identities in a trans music scene. Sexualities, v. 22, n. 1-2, p. 97-113, Londres, 2019.

PELLY, J. The Raincoats. Londres: Bloomsbury Academic, 2017.

PIANO, D. Resisting subjects: DIY feminism and the politics of style in subcultural production. In: MUGGLETON, D.; WEINZIERL, R. (eds). The post-subcultures reader. Oxford: Berg, 2003, 253-265.

PIMENTEL, I. F. A cada um o seu lugar. A política feminina do Estado Novo. Lisboa: Temas e Debates, 2012.

PLATT, L. C. Crafting place: Women’s everyday creativity in placemaking processes. European Journal of Cultural Studies, v. 22, n. 3, Londres, p. 362–377, 2019.

REDDINGTON, H. Space to play: The sound of British female punk music and its engagement with reggae in the 1970s. Popular Music History, v.13, n.3, p.235-253, 2020. Doi: 10.1558/pomh.39477

REDDINGTON, H. The Lost Women of Rock Music. Female Musicians of the Punk Era. Londres: Routledge, 2007.

ROVIRA, J. (Ed.) (2022). Women in Rock, Women in Romanticism: The Emancipation of Female Will. Londres: Taylor & Francis.

SERRÃO, V. Arte no Feminino – Casos de Estudo na Arte Portuguesa. Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, 2017.

SHARP, M.; NILAN, P. Queer punx: young women in the Newcastle hardcore space. Journal of Youth Studies, v. 18, n. 4, p. 451-467, Londres, 2014.

SHARP, M.; THREADGOLD, S. Defiance labour and reflexive complicity: Illusio and gendered marginalisation in DIY punk scenes. The Sociological Review, v. 68, n. 3, p. 606–622, Lancaster, 2020.

SHARP, M. Hypervisibility in Australian punk scenes: Queer experiences of spatial logics of gender and sexuality. Punk & Post-Punk, v. 8, n. 3, p. 363-378, Bristol, 2019.

SILVA, A. da. Love, Oh Love. Londres: Rough Trade Books, 2018.

SILVA, A. S.; GUERRA, P. As palavras do punk. Lisboa: Alêtheia, 2015.

STRONG, C. Grunge, Riot Grrrl and the Forgetting of Women in Popular Culture. The Journal of Popular Culture, v. 44, n. 2, p. 398–416, East Lansing, Michigan, 2011.

STRONG, C. Shaping The Past of Popular Music: Memory, Forgetting and Documenting. In: BENNETT, A.; WAKSMAN, S. (eds.). The SAGE Handbook of Popular Music. Londres: Sage, 2015. p. 418-434.

TAYLOR, J. Scenes and sexualities: Queerly reframing the music scenes perspective. Continuum, v. 26, n. 1, p. 143-156, Londres, 2014.

THORNTON, S. Club Cultures: Music, Media and Subcultural Capital. Cambridge: Polity, 1995.

UNSWORTH, C.; MOONEY, J. Defying Gravity: Jordan's Story. London: Omnibus Press, 2019.

VICENTE, F. A arte sem história-mulheres artistas (sécs. XVI-XVII). Artis – Instituto de História de Arte – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, n. 5, p. 205-242, Lisboa, 2005.

WAY, L. Punk is just a state of mind: Exploring what punk means to older punk women. The Sociological Review, v. 69, n. 1, p. 107-122, Lancaster, 2021.

WESTWOOD, V.; KELLY, I. Vivienne Westwood. London: Picador, 2015.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Paula Guerra

Downloads

Não há dados estatísticos.