Female and feminism
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Palavras-chave

História da arte chinesa
Identidade de gênero
Arte de mulheres
Feminismos

Como Citar

CUI, Shuqin. Female and feminism: a historical overview of women and art in China. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 301–334, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8672939. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8672939. Acesso em: 15 jun. 2024.

Resumo

A questão “por que não houve grandes artistas mulheres”, iniciada por Linda Nochlin em 1971, provoca diferentes respostas no campo da arte na China. Além disso, as noções de feminismo ou crítica de arte feminista, traduzidas do inglês e praticadas por artistas chinesas, criam conotações distintas que refletem diferentes condições de gênero. Zhu e Xiao, em seu Feminisms with Chinese Characteristics, afirmam que “os feminismos chineses devem permanecer plurais porque esses conceitos representam a mudança da consciência prática em resposta aos desenvolvimentos históricos e sociais” (Zhu e Xiao, 2021: 1). Dai Jinhua, ums estudiosa chinesa, vê o feminismo como “a busca por mundos diferentes e possibilidades alternativas além do capitalismo global” (Dai, 2002: 29). Um panorama histórico da mulher e da arte na China demonstra uma pluralidade de feminilidade e feminismo, e este artigo evidencia como respostas alternativas à pergunta de Nochlin se tornam possíveis se concebemos a diferença sexual e a política de gênero como um sistema não binário em contextos históricos específicos.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i2.8672939
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