Female and feminism
PDF (English)

Palavras-chave

História da arte chinesa
Identidade de gênero
Arte de mulheres
Feminismos

Como Citar

CUI, Shuqin. Female and feminism: a historical overview of women and art in China. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 301–334, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8672939. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8672939. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A questão “por que não houve grandes artistas mulheres”, iniciada por Linda Nochlin em 1971, provoca diferentes respostas no campo da arte na China. Além disso, as noções de feminismo ou crítica de arte feminista, traduzidas do inglês e praticadas por artistas chinesas, criam conotações distintas que refletem diferentes condições de gênero. Zhu e Xiao, em seu Feminisms with Chinese Characteristics, afirmam que “os feminismos chineses devem permanecer plurais porque esses conceitos representam a mudança da consciência prática em resposta aos desenvolvimentos históricos e sociais” (Zhu e Xiao, 2021: 1). Dai Jinhua, ums estudiosa chinesa, vê o feminismo como “a busca por mundos diferentes e possibilidades alternativas além do capitalismo global” (Dai, 2002: 29). Um panorama histórico da mulher e da arte na China demonstra uma pluralidade de feminilidade e feminismo, e este artigo evidencia como respostas alternativas à pergunta de Nochlin se tornam possíveis se concebemos a diferença sexual e a política de gênero como um sistema não binário em contextos históricos específicos.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i2.8672939
PDF (English)

Referências

ANDREWS, Julia; KUIYI She. The Art of Modern China. University of California Press, 2012.

CHEN, Tina Mai. Female Icons, Feminist Iconography? Socialist Rhetoric and Women’s Agency in 1950s China. Gender & History 15: 2, p. 291-292, August 2003.

CUI, Shuqin. Gendered Bodies: Toward A Women’s Visual Art in Contemporary China. University of Hawaii Press, 2016.

CUI, Shuqin (ed). (En)gendering: Chinese Women’s Art in the Making. Positions: asia critique 28, n. 1, 2020.

CUI, Shuqin. Over 1.5 Tons: Subversive Destruction and Counter-Monumentality to the Phallic Archetype. In: ZHU, Pin; XIAO, Hui, Faye (eds.). Feminisms with Chinese Characteristics. Syracuse: Syracuse University Press, 2021, p. 271-298.

DAL LAGO, F. Book Review to Selling Happiness: Calendar Posters and Visual Culture in Early Twentieth Century Shanghai. The Journal of Asian Studies, 65: 2, p. 407-408, 2006.

EDWARDS, R. Mou is Colophon to His Pictorial Interpretation of ‘Beating the Clothes’. Archives of the Chinese Society of America, XVIII, p. 10-11, 1964.

JIA, Fangzhou. Nuxing yishu yu nuxing jingshen (Women’s Art and the World): Online at: http://hexun.comwjmagazine/2010.

JINHUA, Dai. Liangnan zhijian huo tuwei? (A Dilemma or Breakout?). In: SHUXIN, Chen; JINHUA, Dai (eds.). Women, Nation, and Feminism. Beijing: Zhongyang bianyi chubanshe, 2002.

KO, Dorothy; WANG, Zhen. Introduction: Translating Feminisms in China. Gender and History 18, n. 3, p. 463-471, 2006.

LAING, Ellen Johnston. Chinese Palace-Style Poetry and the Depiction of Palace Beauty. The Art Bulletin, 1990, p. 284-295.

LEE, Leo Oufan. Shanghai Modern: The Flowering of a New Urban Culture in China, 1930-1945. Harvard University Press, 1999.

LIU, L. H.; KARL, R. E., and KO, D. (eds). The Birth of Chinese Feminism: Essential Texts in Transnational Theory. Columbia University Press, 2013.

LU, Sheldon H. China, Transnational Visuality, Global Postmodernity. Stanford University Press, 2001.

MITCHELL, T. The Stage of Modernity. In: _____. Questions of Modernity: Contradictions of Modernity. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000, p. 1-34.

WEIDNER, M.; LAING, E. J.; LO, I. Y.; CHU, C. and ROBINSON, J. (eds.). Views from Jade Terrace; Chinese Women Artists 1300-1912. Indianapolis/New York: Indianapolis Museum of Art and Rizzoli, 1988.

ZHU, P.; XIAO, H. F. (eds.). Feminisms with Chinese Characteristics. Syracuse: Syracuse University Press, 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Shuqin Cui

Downloads

Não há dados estatísticos.