Resumo
Que lugar ocuparia um museu-casa de colecionador na história da arte? Casas musealizadas são ambientes de memória que compreendem uma tessitura de peças de mobiliário, objetos de artes decorativas e obras de arte que abrigam os vestígios de modos de morar e testemunham a permanência de um gosto: são as escolhas e os arranjos dispostos pelo colecionador para a experiência do olhar. Traduzidas em mise-en-scène, fabricam narrativas visuais por meio da expografia da coleção, provocando associações com seu entorno e com as práticas e estilos de decoração. Analisaremos aqui a trajetória de duas residências musealizadas que abrigam coleções, onde observamos a presença do estilo de decoração denominado Barroco brasileiro, bem como o contexto histórico onde esse desenho de relações visuais estabelece conexões com as ambiências construídas por seus proprietários: são elas a Casa Museu Eva Klabin e o Museu do Açude. No decorrer do artigo observaremos como o processo de musealização de casas de colecionadores e as reformulações projetadas do ponto de vista da expografia podem concorrer para engendrar ou invisibilizar olhares e leituras para uma coleção.
Referências
ATIQUE, F. De “casa manifesto” a “espaço de desafetos”: os impactos culturais, políticos e urbanos verificados na trajetória do Solar Monjope. In: Estudos Históricos (Rio de Janeiro). 2016, vol. 29, n. 57, p. 215-234.
BAUDRILLARD, J. O Sistema dos Objetos. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.
BETTE, T. F. Museu do Açude e a construção de um novo espaço museológico. Dissertação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO/MAST, 2015. Disponível em:< http://www.unirio.br/ppg-pmus/thas_fernanda_bette..pdf >. Acesso em 28 abr. 2020.
CAMPOS, C. M. Do Classicismo moderno à tradição inventada: o palácio paulista. 2016. Disponível em< https://docomomo.org.br/wp-content/uploads/2016/01/095.pdf%3e.>. Acesso em: 31 mar. 2020.
CARVALHO, H. F. Eva Klabin. In: Universos Sensíveis: as Coleções de Eva e Ema Klabin. São Paulo: Pinacoteca do Estado - Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 2004.
COSTA, P. de. Fragmentos de uma sinfonia. In: Universos Sensíveis: as Coleções de Eva e Ema Klabin. São Paulo: Pinacoteca do Estado - Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 2004.
COSTA, P. de. Sinfonia de objetos: a coleção de Ema Gordon Klabin. São Paulo: Iluminuras, 2007.
COSTA, P. de. A casa da Rua Portugal. São Paulo: Fundação Ema Klabin, 2014. Disponível em:<https://emaklabin.org.br/pdf/catalogos/catalogo-a_casa_da_rua_portugal_TEXTO.pdf>.Acesso em: 11 nov. 2019.
DOCTORS, M. O espelho e o relógio. In: Universos Sensíveis: as Coleções de Eva e Ema Klabin. Pinacoteca do Estado, São Paulo–Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, 2004.
DOCTORS, M. A Casa Museu de Eva Klabin como metáfora de sua existência. In: MIGLIACCIO, L. A Coleção Eva Klabin. Kapa Editorial: Fundação Eva Klabin, Rio de Janeiro, 2007.
FELICIANO, H. The Lost Museum. Nova York: Basic Books, 1997.
GUERRAND, R. Espaços Privados In: Perrot, M. História da Vida Privada, 4: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
DUNCAN, C. Civilizing Rituals: inside public art museums. London: New York: Routledge, 2005.
HERKENHOFF, P. Museus Castro Maya. Rio de Janeiro: Banco Safra, 1996.
HIGONNET, A. Museum Sight. In: McCLELLAN, A. (org.). Art and its Publics. Malden, USA: Blackwell Publishing, 2003.
HOOPER-GREENHILL, E. The ‘art of memory’ and learning in the museum: the challenge of GCSE. International Journal of Museum and Management and Curatorship, volume 7, June 1988, p.129-137.
MALTA, M. O Olhar Decorativo. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2011.
MAYA, E. de C. Fundação Raymundo Ottoni de Castro Maya. Catálogo. Rio de Janeiro, 1965.
MENDES, F. R. et al. Arquitetura no Brasil: de Deodoro a Figueiredo. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2015.
PERROT, M. História dos Quartos. Tradução Alcinda Brant. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
PREZIOSI, D. Epilogue: The Art of Art History. In: (org.) The Art of Art History: a critical anthology. New York: Oxford University Press, [1998] 2009.
RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François et. al. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2007.
RODRIGUES, M. F. Os azulejos portugueses do Museu do Açude: um diálogo entre coleção e arquitetura. Dissertação Mestrado Profissional em Memória e Acervos. Fundação Casa de Rui Barbosa, 2018.
SÁ, P. S. M. de. Arte, natureza e cidade: o Museu do Açude e a floresta do Rio de Janeiro. MUSAS: Revista Brasileira de Museus e Museologia. n. 2, Rio de Janeiro: IPHAN, Departamento de Museus e Centros Culturais, 2006.
SÁ, P. S. M. de. Museu do Açude: um museu na natureza e na cidade. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa. 2012. Disponível em:<http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/palestras/memo_info/mi_2012/FCRB_MI_Museu_do_Acude_um_museu_na_natureza_e_na_cidade.pdf>. Acesso em: 20 set. 2023.
SILVEIRA, M. T. da. As referências do colecionismo oitocentista na coleção de Eva Klabin: uma releitura da História da Arte? In: NETO, M. J.; MALTA, M. (orgs.) Coleções Reais e Coleções Oficiais. Lisboa: Editora Caleidoscópio, 2020.
SIQUEIRA, V. B. Castro Maya, anfitrião. Rio de Janeiro: Museus Castro Maya, 1997.
YOUNG, L. Is there a museum in the house? In: Idem. Historic House Museums in the United States and the United Kingdom: A History. Maryland, USA: Rowman & Littlefield, 2017.
Periódicos
A Casa de Cláudia, 1977, p.88;
Casa Cláudia, mai. 1975, p.50-53;
Casa Cláudia, jun.1978, p.60-62;
Casa e Decoração, s/n., 1972, p. 54; p.61;
Casa e Decoração, 1974, n.11, p.26-27;
Casa e Decoração, 1974, n.15, p.26-27;
Casa e Decoração, 1975, n.17, p.24-26;
Casa e Decoração, 1975, n.20, p.54;
Casa e Decoração, 1979, n.52, p.28;
Casa e Jardim, jan. 1970, p.30-31;
Casa e Jardim, 1970, v.180, p.18-19
Casa e Jardim, jul. 1970, p.30-31;
Casa e Jardim, s/n., 1970, p.73;
Casa e Jardim. mar. 1974, p.44-46.
O Cruzeiro, 30 jun. e 5 jul. 1930, p.17-19.
Revista Casaviva, 1979, n. 12, p.37.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Maria Teresa Silveira