Coleções Patricia Phelps de Cisneros e Eduardo Costantini
PDF

Palavras-chave

Arte latino-americana
Colecionismo de arte
Colecionadores de arte
Mercado de arte
História da arte

Como Citar

MARQUES, Cristielen Ribeiro; GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Coleções Patricia Phelps de Cisneros e Eduardo Costantini: histórias conectadas no colecionismo da Arte Latino-Americana. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 324–357, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673247. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673247. Acesso em: 12 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado sobre o desenvolvimento da arte latino-americana como uma categoria de coleção, particularmente a partir de 1970, tendo como base o estudo comparativo da trajetória de formação das coleções privadas de Eduardo Costantini e de Patricia Phelps de Cisneros, e de suas conversões em dimensão pública e respectivas institucionalizações no Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, MALBA, e na Colección Patricia Phelps de Cisneros. Sob uma abordagem interdisciplinar, desde a História, a Crítica, a Sociologia e a Economia da Arte, foram realizados o levantamento bibliográfico e de fontes de informação secundária sobre os projetos colecionistas, a estruturação de ambos os estudos de caso em contextos transregionais e instâncias mercadológica e cultural, e o estabelecimento de atributos comparativos de constituição das coleções, compondo uma tessitura de histórias conectadas. As análises permitiram uma melhor compreensão da emergência de um colecionismo de arte latino-americana por colecionadores do continente, dos princípios que organizaram a consolidação de um sistema e de circuitos de uma produção artística sob esse rótulo e das influências exercidas pelas coleções e colecionadores como legitimadores de um tipo de bem simbólico, de seu valor econômico e de um modo de apropriação.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i3.8673247
PDF

Referências

ACHIAGA, P. Patricia Phelps de Cisneros: “Mi sueño era que Oiticica estuviera al lado de Mondrian”. El Español, [S. l.], 2016. Disponível em: https://www.elespanol.com/el-cultural/arte/20161017/patricia-phelps-cisneros-sueno-oiticica-lado-mondrian/163734648_0.html. Acesso em: 2 ago. 2022.

AFONSO, L. U.; FERNANDES, A. Mercados da arte. Lisboa: Edições Sílabo, 2019.

AFP. “Abaporu” não tem preço para maior colecionador de arte latino-americana. AFP, Nova York (EUA), 2019. Disponível em: https://entretenimento.uol.com.br/noticias/afp/2019/06/06/para-maior-colecionador-de-arte-latino-americana-abaporu-nao-tem-preco.htm. Acesso em: 15 dez. 2022.

ALCÂNTARA, E.; PIMENTA, Â. A telas quentes. Veja, [S. l.], p. 167, 1996.

ALDAMA, C. P. El valor del arte : entre el museo y el mercado : la colección Costantini y el Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. 2021. Dissertação de Mestrado - Escuela Interdisciplinaria de Altos Estudios en Ciencias Sociales – Universidad Nacional de San Martín, San Martín, Argentina, 2021. Disponível em: https://ri.unsam.edu.ar/bitstream/123456789/1747/1/TMAG_IDAES_2021_ACP.pdf.

ALTSHULER, B. Colecionando arte contemporânea em museus e relações entre em forma e conteúdo nas exposições. In: GONÇALVES, L. R. (org.). Sobre museus: conferências / Jean Marc Poinsot , Bruce Altshuler. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea (MAC/USP), 2010.

APPADURAI, A. (org.). The Social life of things: commodities in cultural perspective. Cambridge [Cambridgeshire]/ New York: Cambridge University Press, 1986.

ARANTES, O. B. F. Mario Pedrosa: Itinerário crítico. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

ART PRIVEE. Latin American Art: A New Force in the Modern and Contemporary Art Scene. 2013. Disponível em: https://www.artsy.net/article/artprivee-latin-american-art-a-new-force-in. Acesso em: 2 ago. 2022.

ARTEINFORMADO. Venezuela, cuna de coleccionistas: una docena de ejemplos lo avalan. Mercado. Out. 2016. Disponível em: https://www.arteinformado.com/magazine/n/venezuela-cuna-de-coleccionistas-una-docena-de-ejemplos-lo-avalan-5257. Acesso em: 27 jul. 2022.

ARTNEXUS. Antes de coleccionar arte latinoamericano. ArtNexus, [S. l.], n. 44, 2002. Disponível em: https://www.artnexus.com/en/magazines/article-magazine-artnexus/5d63015f90cc21cf7c09de7a/44/2002-ac-less-than-br-greater-than-antes-de-coleccionar-arte-latinoamericano. Acesso em: 28 jul. 2022.

BALDASARRE, M. I. Los dueños del arte: coleccionismo y consumo cultural en Buenos Aires. Buenos Aires: Edhasa, 2006.

BATALLA, J. Eduardo Costantini: “El coleccionismo es una adicción”. Infobae, [S. l.], p. online, 2021. Disponível em: https://www.infobae.com/cultura/2021/09/21/eduardo-costantini-el-coleccionismo-es-una-adiccion/. Acesso em: 4 ago. 2022.

BINDER, P.; HAUPT, G. MALBA, Buenos Aires. Interview with Eduardo Costantini, collector and founder. 2017. Disponível em: https://universes.art/en/specials/malba-buenos-aires/eduardo-costantini-interview. Acesso em: 4 ago. 2022.

BIRBRAGHER, C. S. Patricia Phelps de Cisneros. ArtNexus, [S. l.], n. 36, 2000. Disponível em: https://www.artnexus.com/es/magazines/article-magazine-artnexus/5d6281f4f50564cb1b8623e7/36/patricia-phelps-de-cisneros. Acesso em: 2 ago. 2022.

BLANTON MUSEUM OF ART. The Geometry of Hope: Latin American Abstract Art from the Patricia Phelps de Cisneros Collection – Blanton Museum of Art. 2007. Disponível em: https://blantonmuseum.org/exhibition/the-geometry-of-hope-latin-american-abstract-art-from-the-patricia-phelps-de-cisneros-collection/. Acesso em: 23 abr. 2023.

BOURDIEU, P. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. (org.). Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. Westport, CT: Greenwood, 1986. p. 241–58.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 2008.

BREKKE, F. Modern Love. Wall Street Journal, [S. l.], 2013. Disponível em: https://online.wsj.com/article/SB10001424127887323375204578271974032095436.html. Acesso em: 2 ago. 2022.

CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2013

CANCLINI, N. G. A sociedade sem relato: Antropologia e Estética da Iminência. São Paulo: Edusp, 2016.

CAUQUELIN, A. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins, 2005.

CERVIÑO, M. Por amor al arte, probablemente. Notas sobre el coleccionismo de arte contemporáneo argentino. Apuntes De Investigación Del Cecyp, [S. l.], 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/83799770/Por_amor_al_arte_probablemente_Notas_sobre_el_coleccionismo_de_arte_contempor%C3%A1neo_argentino. Acesso em: 30 jul. 2022.

CERVIÑO, M. El discurso del arte global. In: Anais do XXVII CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGÍA. VIII JORNADAS DE SOCIOLOGÍA DE LA UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES. Buenos Aires, Argentina: Asociación Latinoamericana de Sociología, 2009.

CISNEROS, P. P. de. Colección privada, vocación pública. Anais [...]. . In: CÍRCULO ARTE Y MECENAZGO. Madrid/Barcelona: Fundación “la Caixa”, 2011. Disponível em: https://coleccion.caixaforum.org/conferencias. Acesso em: 16 dez. 2021.

CISNEROS, P. P. de. Coleccionar en América Latina. In: ARCO MADRID 1997, Madrid. Anais [...]. . Em: ARCO 97. Madrid: Feria ARCO Madrid, 1997.

CISNEROS, P. P. de. Reinvention: Collector as Custodian. In: HOLO, S; ÁLVAREZ, M.-T. (org.). Remix. Changing Conversations in Museums of the Americas, [s.l.] : University of California Press, 2016. p. 200–203. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/10.1525/j.ctt19rmbt3.42. Acesso em: 25 ago. 2021.

COSTA, L. M.(org.). Cuadros de viaje: artistas argentinos en Europa y Estados Unidos, 1880-1910. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2008.

COSTANTINI, E. Malba, a museum with Latin American DNA. Creativity, culture & capital, 2021. Disponível em: https://www.creativityculturecapital.org/blog/2021/01/07/malba-a-museum-with-latin-american-dna/. Acesso em: 4 ago. 2022.

CPPC. About the Collections. 2022. Disponível em: https://www.coleccioncisneros.org/collections/about-the-collections. Acesso em: 1 ago. 2022.

CRUBELATTI, V. Doações da Colección Patricia Phelps de Cisneros: estratégias na internacionalização de obras de arte latino-americanas. Revista Extraprensa, [S. l.], v. 15, n. Especial, p. 789–801, 2022. DOI: 10.11606/extraprensa2022.193462. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/193462. Acesso em: 2 ago. 2022.

DELEUZE, G. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2000.

DICKSON, E. J. The man from MALBA. 2018. Disponível em: https://www.christies.com/features/The-man-from-MALBA-9308-1.aspx. Acesso em: 4 ago. 2022.

GAGLIARDI, I. MALBA – Parte I: Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. ilumine o projeto, 2021. Disponível em: http://ilumineoprojeto.com/malba-parte-i-museu-de-arte-latino-americana-de-buenos-aires/. Acesso em: 4 ago. 2022.

GALEANO, E H. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM, 1980.

GIUNTA, A; RUBIO, A. P. Verboamérica. Colección MALBA. Buenos Aires: Fundación Costantini - Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, 2016.

GONÇALVES, J. R. S. Retórica da Perda. Os discurso do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ/IPHAN, 1996.

GONÇALVES, L. R. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo, SP, Brasil: Edusp, 2004.

KARABELL, S. Eduardo Costantini: A Billionaire’s Eye For Business And Beauty. 2018. Forbes. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/shelliekarabell/2018/03/28/eduardo-constantini-a-billionaires-eye-for-business-and-beauty/. Acesso em: 4 ago. 2022.

KATZENSTEIN, I.; GARCÍA, M. A. (orgs.). Sur moderno: journeys of abstraction: the Patricia Phelps de Cisneros gift. New York, NY: Museum of Modern Art, 2019.

KOPYTOFF, I. The cultural biography of things: commoditization as process. In: APPADURAI, A. (org.). The Social life of things: commodities in cultural perspective. Cambridge [Cambridgeshire] ; New York: Cambridge University Press, 1986.

LA NACIÓN. Una fortuna que empezó de cero. La Nación, Argentina, 2001. Disponível em: https://www.lanacion.com.ar/economia/una-fortuna-que-empezo-de-cero-nid359665/. Acesso em: 24 ago. 2023.

MALBA. Museo > Presentación > Un espacio dinámico y participativo Malba. 2022b. Disponível em: http://www.malba.org.ar/museo/. Acesso em: 24 ago. 2022.

MALTA, M. et al. Histórias da arte em coleções: modos de ver e exibir em Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: Rio Books, 2016.

MAM SP. A Coleção Costantini no MAM. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1998.

MAM SP. Paralelos. Arte Brasileira da segunda metade do século XX em contexto. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2002.

MARQUES, C. R. 50 anos da Coleção Costantini: da estreia com um Presas, mirando um Bernini, à obsessão por um Rivera. In: ARTE EM CONFRONTO: EMBATES NO CAMPO DA HISTÓRIA DA ARTE, 13, 2018, Campinas. Anais [...]. . In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE. Campinas: Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Departamento de História, 2018. p. 274–283. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4350. Acesso em: 14 jul. 2022.

MARQUES, C. R. O colecionismo de arte latino-americana na América Latina: Um estudo das coleções Cisneros e Costantini em âmbito transregional. 2022. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina - USP, São Paulo (SP), 2022.

MARTIN, M. A. The Latin American Market Comes of Age. In: THERAN, S. (org.). Leonard’s price index of Latin American art at auction. Newton, Mass.: Auction Index, Inc., 1999. p. 3-10.

MORAES, D. de. Vozes abertas da América Latina: estado, políticas públicas e democratização da comunicação. Rio de Janeiro, RJ: FAPERJ : Mauad X, 2011

MOUREAU, N. Nem tudo que brilha é ouro. ouvirOUver, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 436-457, 2017. DOI: 10.14393/OUV21-v13n2a2017-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/40027. Acesso em: 17 ago. 2022.

MOUREAU, N. Colecionadores de arte: desde o outro lado do espelho. In: BULHÕES, M. A.; VARGAS, N.; FETTER, B. (orgs.) ARTE ALÉM DA ARTE 2020, Porto Alegre, RS. Anais do 2o SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE RELAÇÕES SISTÊMICAS DA ARTE. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2020.

MUSEO NACIONAL CENTRO DE ARTE REINA SOFÍA. La invención concreta - Colección Patricia Phelps de Cisneros. 2013. Disponível em: https://www.museoreinasofia.es/exposiciones/invencion-concreta-coleccion-patricia-phelps-cisneros. Acesso em: 23 abr. 2023.

PACHECO, M. A Coleção Costantini, um projeto diferente. In: A Coleção Costantini no MAM. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1998. p. 13–35.

PAREDES, D. Hablándole a los ojos. 2010. Disponível em: https://www.pts.org.ar/Hablandole-a-los-ojos. Acesso em: 4 ago. 2022.

PRADO, M. L. C. Repensando a história comparada da América Latina. Revista de História, [S. l.], n. 153, p. 11–33, 2005. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i153p11-33. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19004. Acesso em: 8 mar. 2021.

RAMÍREZ, M. C.; PAPANIKOLAS, T. Collecting Latin American Art for the 21st Century. Houston: Museum of Fine Arts, 2002. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Collecting_Latin_American_Art_for_the_21.html?id=bpBIAQAAIAAJ&redir_esc=y . Acesso em 15 jul. 2022.

SAGA. In: E-Dicionário de Termos Literários (EDTL). Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2018. Disponível em: http://www.edtl.com.pt. Acesso em: 12 ago. 2023.

VICENTE, A. Las fortunas que catapultan el arte latino. EL PAÍS, Online, 2018. Disponível em: https://elpais.com/elpais/2018/01/19/eps/1516382557_778696.html. Acesso em: 8 ago. 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Cristielen Ribeiro Marques, Lisbeth Rebollo Gonçalves

Downloads

Não há dados estatísticos.