Feminismos em campo expandido
PDF

Palavras-chave

Feminismos
Arte de mulheres
Crítica da arte
Exposições feministas

Como Citar

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti; MAYAYO, Patricia. Feminismos em campo expandido: 50 anos depois de “why have there been no great women artists?”, qual foi o impacto do feminismo para além dos centros hegemônicos? . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 81–92, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8673527. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673527. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

O presente dossiê reune textos que debatem, analisam e/ou problematizam os impactos dos feminismos no sistema/mundo das artes, notadamente em países e regiões menos estudados pela bibliografia existente. Assim, buscou-se um conjunto de reflexões sobre a recepção, circulação, reinterpretação, importância, e mesmo as fragilidades, resistências e rechaço às proposições feministas em países fora do eixo anglo-saxão. Entendemos feminismo como um campo plural e diverso, que congrega proposições e estéticas múltiplas, que variam conforme o contexto em que são produzidas e mobilizadas.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i2.8673527
PDF

Referências

BUTLER, C. “Art and Feminism: An Ideology of Shifting Criteria,” In: BUTLER, C.; GABRIELLE, L. (eds.), WACK! Art and the Feminist Revolution. Los Angeles: Museum of Contemporary Art y Londres, MIT Press, 2007.

CORTÉS ALIAGA, G. O Problema tem nome: Mulher: Práticas museológicas feministas no Museu Nacional de Belas Artes (Chile). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 251–269, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8672674.

CUI, S. Female and Feminism: A Historical Overview of Women and Art in China. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 301–334, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8672939.

FAJARDO-HILL, C.; GIUNTA, A. (org.). Radical Women: Latin American Art 1960 — 1985. Los Angeles: Hammer Museum; DelMonico Books/Prestel, 2017.

GARBAYO-MAEZTU, M. Tocar el pasado: estrategias feministas para historiar el arte contemporáneo en el Estado español. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 121–161, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8672097.

GIUNTA, A. Feminismo y arte latinoamericano: historias de artistas que emanciparon el cuerpo. Buenos Aires: Siglo XXI, 2018.

GUERRA, P. Ninguém nos ensina como viver. Ana da Silva, The Raincoats e a urgência de (re)existir. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 212–249, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8671508.

JAKUBOWSKA, A.; DEEPWELL, K. (eds.). All-women art spaces in Europe in the long 1970s. Liverpool: Liverpool University Press, 2018.

JAKUBOWSKA, A. Feminist art and art history in state socialist Poland, as seen through all-women exhibitions. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 94–119, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8672671.

LAMONI, G. “A ambas as extremidades da cadeia”: Algumas reflexões sobre as relações entre artes plásticas e feminismos nos anos setenta em Portugal . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 493–517, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8672673.

LUGONES, M. “Colonialidad y género: hacia un feminismo descolonial”, In: JIMÉNEZ-LUCENA, I; LUGONES, M.; MIGNOLO, W.; TLOSTANOVA, M. (Eds.). Género y descolonialidad. Buenos Aires: Ediciones del signo, 2014, pp. 13-42.

MESKIMONN, M. Transnational Feminisms, Transversal Politics and Art: Entanglements and Intersections. Londres: Routledge, 2020.

MESKIMONN, M. Transnational Feminisms and Art’s Transhemispheric Histories: Ecologies and Genealogies. Londres: Routledge, 2022.

NOCHLIN, L. “Why have there been no great women artists?”, Art News, jan. 1971, pp. 22-39.

ÖZPINAR, C.; KELLY, M. “Introduction: Transnational Feminisms and the Decolonization of the History of Art”, In: ÖZPINAR, C.; KELLY, M. (eds), Under the Skin: Feminist Art and Art Histories from the Middle East and North Africa Today. Oxford:Oxford University Press, 2020.

PARKER, R.; POLLOCK, G. Old Mistresses. Women, Art, Ideology. Londres: HarperCollins, 1981.

PONTES, H. Destinos Mistos. Destinos mistos: os críticos do Grupo Clima em São Paulo (1940-1968). São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

PONTES, H. A paixão pelas formas. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, n. 74, março, p. 87-105, 2006.

POSSAMAI KONS, L. Ser mãe e presidiária: análise de duas fotografias de Adriana Lestido. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 271–299, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8671217.

REILLY, M.; NOCHLIN, L. (eds.). Global Feminisms: New Directions in Contemporary Art. Nueva York: Brooklyn Museum; Merrell Publishers, 2007.

ROSA, M. L., Legados de libertad. El arte feminista en la efervescencia democrática. Buenos Aires: Biblos, 2014.

SOCÍAS BAEZA, J. La primera generación de cineastas tunecinas y sus largometrajes de ficción como contradiscurso feminista (1976-2017). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 491–524, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8671243.

SOLER JORGE, M. Impactos do Feminismo no Cinema da China Continental: gênero, classe e representações femininas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 336–403, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8671365.

SOMMER, M. F. Lygia Pape, professora: práticas pedagógicas como práticas artísticas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 468–489, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8671367.

SZYMANEK, A.; KENNEDY, J.; MALLORY, T.E. (eds.), Transnational Perspectives on Feminism and Art, 1960-1985. Londres: Routledge, 2021.

TRASFORINI , M. A. A paso distinto. Arte y feminismo en Italia desde los años setenta. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 432–466, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8672672.

TRIZOLI, T. Atravessamentos feministas: um panorama de mulheres artistas no Brasil dos anos 60/70. 2018. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

TRIZOLI, T. Febre Feminista: paradoxos das exposições de mulheres no Brasil. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 163–210, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8672099.

TVARDOVSKAS, L. S. Tramas feministas na arte contemporânea brasileira e argentina: Rosana Paulino e Claudia Contreras. Revista Artelogie, n. 5, 2013. Disponível em: http://cral.in2p3.fr/artelogie/IMG/article_PDF/article_a246.pdf. Acesso maio de 2023.

VALLE, R. do. A história não é uma bruxa: Gilda de Mello e Souza e a dignidade do feminino nas artes. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 526–561, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8671317.

VISINI, D. M. Poner el cuerpo: conectando Argentina e Chile através de intervenções coletivas e feministas no espaço público. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 463–491, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8671362.

VOGEL, W. “WACK! Art and the Feminist Revolution”, e-flux criticism, 8 de febrero de 2021, Disponível em https://www.e-flux.com/criticism/375476/wack-art-and-the-feminist-revolution. Acesso em maio de 2023.

XAVIER, J. S. Artistas negras na América Latina contemporânea: interlocuções entre arte e história. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 405–430, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8671331.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ana Paula Cavalcanti Simioni, Patricia Mayayo

Downloads

Não há dados estatísticos.