Simpatia ou estratégia?
PDF (English)

Palavras-chave

Argentina
Estudos de exposições
Diplomacia cultural
História da arte Belga

Como Citar

DHAENENS, Laurens. Simpatia ou estratégia? uma análise detalhada das exposições belgas de arte moderna e contemporânea organizadas na Argentina em 1946 e 1948. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 95–116, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673725. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673725. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

O artigo explora duas exposições de arte belga que ocorreram em Buenos Aires em 1946 e 1948: a Exposición de arte belga moderna e a Exposición de arte belga contemporáneo. Embora essas exposições pareçam fazer parte da mesma iniciativa cultural de difundir a arte belga na Argentina após a Segunda Guerra Mundial, um exame mais detalhado revela que foram empreendimentos distintos, com estruturas e objetivos institucionais diferentes. O artigo oferece uma análise detalhada do contexto institucional e do discurso que envolveu as duas exposições do ponto de vista belga. Especificamente, ele investiga os papéis de Louis Piérard, da Comissão Argentina de Cooperação Intelectual, da comunidade belga em Buenos Aires e dos ministérios belgas das Relações Exteriores e da Educação Pública. Dessa forma, ele revela o significado e o impacto das exposições no contexto pós-guerra. Por fim, o artigo demonstra como essas exposições refletem os avanços da Bélgica em relação à diplomacia cultural internacional.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i3.8673725
PDF (English)

Referências

DHAENENS, L. Peculiar Relationships on Display. Belgian Art Exhibitions in Philadelphia and Buenos Aires in 1882 and 1887. Revista de História da Arte. Revista Anual do Instituto de História da Arte/ Nova FCSH, 14, 2019, pp. 158-175. https://institutodehistoriadaarte.files.wordpress.com/2020/01/rha_14-158-175.pdf.

DE POTTER, C. Du temps où les artistes étaient nos “meilleurs” ambassadeurs : art et politique étrangère dans les relations Belgique – France de 1919 à 1939. Pyramides, 15, 2008, online since December 07 2011: http://journals.openedition.org/pyramides/221.

DELEIXHE, G. Les accords culturels signés par la Belgique. Association des Amis de l’Université de Liège Bulletin Trimestriel, 31, 4, 1959, p. 3-14.

DEVOTO, F. Historia de La inmigración en la Argentina. Buenos Aires: Sudamericana, 2009.

DUERLOO, L. Perón y la diplomacia belga. In: DE GROOF, B. et.al. (eds.). En los deltas de la memoria. Bélgica y Argentina en los siglos XIX y XX. Leuven: Leuven University Press, 1998.

FIERENS, P. L’ami des arts et des artistes. Savoir et Beauté. Hommage à Louis Piérard, 12 & 13, 1951, p. 986-987.

FIORUCCI, F. Reflexiones sobre la gestión cultural bajo el Peronismo. Nuevo Mundo Mundos Nuevos, online since February 10 2008, http://journals.openedition.org/nuevomundo/24372 ; DOI : https://doi.org/10.4000/nuevomundo.24372.

GHEUDE, C. et al. (eds.). Savoir et Beauté. Art – Lettres – Education – Tourisme, 11 & 12 (Issue in honor of Louis Piérard), 1951.

GEPPERT, A. C. T. Fleeting cities: imperial expositions in fin-de-siècle Europe, Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013.

GUEVARA, P. Parapolitics: Cultural Freedom and the Cold War. In: FRANKE, A. et al. (eds.), ParaPolitics. Cultural Freedom and the Cold War, Berlin: Haus der Kulturen der Welt & Sternberg Press, 2021.

JASPAR, M-H. Changements de décors. Paris: Fayard, 1972.

McDONALD, G. R. The Launching of American Art in Postwar France: Jean Cassou and the Musée National d’Art Moderne. American Art, 1, 1999, p. 40-61.

MERTENS, P. La jeune peinture belge 1945-1948, Brussels: Laconti, 1975.

MUSEO NACIONAL DE BELLAS ARTES. Exposición de Arte Belga Contemporáneo. Buenos Aires: Museo Nacional de Bellas Artes, 1948.

PIÉRARD, L. Budget du Ministère des Affaires Etrangères et du Commerce Extérieur pour l’exercice. In: Chambre des représentants, Annales parlementaires, January 23 1947, p. 22-23.

STOLS, E. Presencia belga en la República Argentina: Emigrantes y expatriatos, comerciantes y empresarios (siglos XIX y XX). In: De GROFF, B. et al. (eds.). En Los Deltas de La Memoria. Bélgica y Argentina En Los Siglos XIX y XX. Leuven: Leuven University Press, 1998.

VAN EETVELT, J. De kwestie Jaspar. Het einde van een politieke carrière. Licientiaatsthesis. Katholieke Universiteit Leuven, 2002.

VLOEBERGHS, L. De Belgische emigratie naar Argentinië 1888-1889. Brood en Rozen, n. 3, 2016, p. 6-8.

VERBRUGGEN, C. Hoe literair internationalisme organiseren? De ‘vervlochten’ geschiedenis van de Belgische PEN-club (1922-1931). Nederlandse Letterkunde, 16, 2011. https://dbnl.org/tekst/_ned021201101_01/_ned021201101_01_0011.php

ZUCCHI, J. Introducción. Exposición de Arte Belga Contemporáneo. Buenos Aires: Museo Nacional de Bellas Artes, 1948.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Laurens Dhaenens

Downloads

Não há dados estatísticos.