Engajamento da sociedade com a criação imagética de pessoas que vivenciam experiências psiquiátricas
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Palavras-chave

Arte Outsider
Imagética visual
História da arte
Hans Prinzhorn
Doença mental

Como Citar

REILY, Lucia. Engajamento da sociedade com a criação imagética de pessoas que vivenciam experiências psiquiátricas: o Museu da Coleção Prinzhorn. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 224–259, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i1.8675660. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8675660. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O acervo centenário da Coleção Prinzhorn hospedado na Clínica Psiquiátrica da Universidade de Heidelberg abriga um conjunto singular de documentos e imagens produzidas por pessoas que vivenciaram experiências psiquiátricas. A coleção ganhou notoriedade na década de 1920 devido ao protagonismo do psiquiatra e arte historiador Hans Prinzhorn. O objetivo do artigo é analisar ações institucionais reveladas em documentos preservados no acervo que apontam para os processos de mobilização e engajamento de determinados segmentos da sociedade durante o período de 1919 até 1933 – etapa chave da constituição da Coleção. A construção do presente artigo está pautada na análise documental e na observação participante das atividades e eventos atuais do Museu. À luz de nossas observações do cotidiano, no decorrer de um período de três meses, pretendemos elucidar como os processos de engajamento da sociedade continuam em curso, de forma muito mais abrangente e complexa, mantendo o acervo visível, dinâmico e ativo para a comunidade universitária onde está abrigado e num raio muito mais amplo, de modo a contribuir para a discussão de questões relevantes para a história da arte e para a produção artística de pessoas que convivem com a experiência psiquiátrica.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8675660
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