Resumo
O artigo investiga a relação entre a fisiologia e a eficácia da expografia da pinacoteca do Museu de Arte de São Paulo – MASP [1968], confrontando a montagem da exposição com outros discursos com os quais o projeto expográfico dialoga. Sua hipótese é que a concepção do projeto de Lina Bo Bardi constitua um ponto de inflexão de diferentes noções de genealogia e historicidade, entre os pensamentos historiográfico-artístico e expográfico. Para tal, o texto discute a possibilidade de compreender este projeto como mesa de montagem, segundo a acepção de Georges Didi-Huberman e quais seriam possíveis desdobramentos e implicações desta associação.
Referências
AGUIAR, A. R. D. Lina Bo Bardi e a atualidade do cavalete de cristal. Dissertação (Mestrado – Design e Arquitetura – FAU/USP). São Paulo, 2015. Disponível em: ˂www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-07032016-143624/.../amandaruth.pdf˃. Acesso em: 15/08/2016.
ANELLI, R. L. S. O Museu de Arte de São Paulo: o museu transparente e a dessacralização da arte. In: Vitruvius. São Paulo, 112.01, ano 10, set. 2009. Disponível em: ˂http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/10.112/22˃. Acesso em: 12/08/2016.
BERNARDINI, A. F. (org.) O Futurismo italiano. São Paulo: Perspectiva, 1980.
BO BARDI, L., O Museu de Arte de São Paulo: Função Social dos Museus. In: Habitat, no. 1, out/dez de 1950, p. 17.
BO BARDI, L. Bela Criança. In: Habitat. São Paulo, n. 2, jan/mar 1951, p. 3.
BO BARDI, L. Tempos de Grossura. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1994.
BO BARDI, L. In: FERRAZ, M. C. (Org.). Lina Bo Bardi. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1993.
BARDI, P. M. Musée hors des limites. In: Habitat, n. 4., São Paulo, 1951, p. 50.
BARDI, P. M. Apresentação. In: MUSEU de Arte de São Paulo. Col. O Mundo dos Museus. Rio de Janeiro: Codex, 1966.
BARDI, P. M. "Le Museu de Arte, São Paulo / The Museu de Arte, São Paulo". In: Museum, vol. VII, n.4. Paris, UNESCO, 1954, p. 243-249.
BARDI, P. M. Pequena História da Arte. São Paulo: Melhoramentos, 1993.
CANAS, A. T. MASP - museu laboratório: Museu e cidade em Pietro Maria Bardi. In: Vitruvius. São Paulo, 150.04 ano 13, nov. 2012. Disponível em: ˂http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.150/4450˃. Acesso em: 15/08/2016.
DAMISCH, H. L’origine de la perspective. Paris: Flammarion, 1993.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. V. 1, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
DIDI-HUBERMAN, G. Atlas ou le gai savoir inquiet. Paris: Minuit, 2011.
FRANCASTEL, P. Pintura e sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
KRAUSS, R. Retículas. In: La originalidad de la Vanguardia y otros mitos modernos. Madrid: Alianza, 1996.
O’DOHERTY, B. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PAGLIANO, E. Formes, moments et fonctions de la graticulation du dessin : Exemples italiens du XVl siècle. In: MATTHIAS, B.; GLATIGNY, P. D. Quadratura, Geschichte- Theorien-Techniken. München: Deutscher Kunstverlag, 2011. p. 35-49. Disponível em: ˂ttps://www.academia.edu/7998300/Graticulation_texte_definitif˃. Acesso em 15/08/2016.
POZZOLI, V. 1946! Por que Pietro Maria Bardi decide deixar a Itália e partir para o Brasil? In: MAGALHÃES, A. G. (org.) Anais do Seminário Internacional Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano. São Paulo: MAC/USP, 2014. Disponível em: ˂www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/anais/.../VIVIAN_PORT.pdf˃. Acesso em: 20/11/2016.
ROSENFIELD, L. L. Da quadrícula à quadratura, à grade e ao pixel. In: OuvirOUver, Uberlândia, 30 out. 2013. Disponível em: ˂http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/29409/16288˃. Acesso em: 5/12/2015.
TENTORI, F. P. M. Bardi. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 2000.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 MODOS