Ascensão e declínio da curadoria pedagógica
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Palavras-chave

Bienal de São Paulo. Bienal do Mercosul. Curadoria pedagógica. Curadoria educativa. Mediação cultural.

Como Citar

HONORATO, Cayo. Ascensão e declínio da curadoria pedagógica. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 27–37, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i2.4328. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662849. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O artigo pretende discutir a trajetória da curadoria pedagógica em duas das principais exposições de arte no Brasil, buscando assim contribuir com a história dessas exposições no país. Nesse percurso, discute-se algumas das condições de emergência dessa atividade, assim como o que ela teria produzido. Também se especula sobre as consequências de sua diluição ou mesmo extinção. Partindo de comentários de Gabriel Pérez-Barreiro, curador da 6a Bienal do Mercosul em 2007 e da 33a Bienal de São Paulo em 2018, dos quais retira tanto um índice de questões quanto algumas categorias de análise, o artigo adota uma forma ensaística na qual as histórias dessas duas exposições se cruzam de maneira talvez inesperada. O resultado é uma reflexão sobre as questões abertas para a mediação (ou educação) em exposições de arte nessa década (de 2007 a 2017), a partir de sua “promoção” a curadoria. A conclusão é que, se a curadoria pedagógica foi extinta, talvez não seja o caso revivê-la.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i2.4328
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