Illusions of Totality. Global Contemporaneity and the Condition of the Museum
PDF

Keywords

Contemporâneo
digitalização
global
universalidade
museu universal.

How to Cite

OSBORNE, Peter. Illusions of Totality. Global Contemporaneity and the Condition of the Museum: Global Contemporaneity and the Condition of the Museum. MODOS, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 91–100, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i3.1862. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663225. Acesso em: 16 jul. 2024.

Abstract

Este artigo considera os efeitos sobre os museus de arte da condição histórica de uma contemporaneidade global, à qual estão hoje sujeitos. A principal diferença, argumenta-se, diz respeito às formas de universalidade que os museus de arte articulam e às quais aspiram. O artigo parte de uma breve revisão da cada vez mais comum "crítica do museu" empreendida nas últimas décadas, que é uma crítica da concepção de um "museu universal" do século XIX. Ele procede refletindo sobre o caráter duplo e homólogo do projeto de totalidade desta concepção – a obra de arte como uma totalidade e a história como uma totalidade – em contraste com a heterogeneidade teórica das formas de unidade das categorias de periodização que são desenvolvidas pela história da arte hoje. As formas de totalidade herdadas revelaram-se projeções ilusórias ou fictícias. Entretanto, argumenta-se, em vez de representar uma dissolução da aspiração à universalidade do museu, como tal, essas formas heterogêneas transformaram-se em elementos de um novo construtivismo epistemológico e político em curso, por meio do qual identidades culturais são criadas. Os novos museus da contemporaneidade global trazem assim à autoconsciência a necessidade das "ilusões da totalidade" envolvidas tanto na experiência artística com na histórica, juntamente com sua qualidade essencialmente imaginária.

https://doi.org/10.24978/mod.v2i3.1862
PDF

References

ADORNO, T.W. Aesthetic theory. Trans. Robert Hullot-Kentor, Minnesota University Press, 1997.

BELTING, H. The invisible masterpiece: The Modern Myth of Art. London: Reaktion, 2001.

CRIMP, D. On the museum’s ruins. Cambridge MA and London: MIT Press, 1993.

GROYS, B. The logic of equal aesthetic rights. In: _____. Art Power. Cambridge MA and London: MIT Press, 2008.

GROYS, B. The politics of equal aesthetic rights. In: ALLIEZ, E.; OSBORNE, P. (eds.). Spheres of action: art and politics. London: Tate Publishing, 2013.

KITTLER, F. Museums on the digital frontier. In: KEANAN, T. (ed.). The ends of the museum. Barcelona: MACBA, 1996.

OSBORNE, P. To each present, its own prehistory – on Tate Britain and ‘British art’. In: NOACK, R. Agency, Ambivalence, analysis: approaching the museum with migration in mind. Mela Books, Politecnico di Milano, Dipartimento di Progettazione dell’Architettura, 2013, p. 21–32.

OSBORNE, P. Anywhere or not at all: philosophy of contemporary art. London and New York: Verso, 2013.

OSBORNE, P. The postconceptual condition: critical essays. London and New York: Verso, 2018.

SMITHSON, R. Some void thoughts on museums. In: Robert Smithson: The collected writings. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1996.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Download data is not yet available.