A textura do sertão
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Poesia
Metaimagem
Metalinguagem
Fotografia baiana

Como Citar

RABELO, Elson de Assis. A textura do sertão: metalinguagem e metaimagem na obra de Euvaldo Macedo Filho. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 75–92, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i1.8663917. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663917. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Neste texto, analisamos um recorte da produção escrita e fotográfica do artista baiano Euvaldo Macedo Filho (1952-1982), objetivando problematizar a recorrência de outros textos escritos e imagens, particularmente em suas fotografias, que constituem uma metalinguagem e uma metaimagem. Pela seleção metodológica de escritos e de séries de imagens, indagamos o olhar do artista, informado por suas referências poéticas e visuais, em busca de interpretar, além de seus processos criativos, certos processos sociais por que passavam os espaços do Nordeste brasileiro entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Dando a ver o corpo-a-corpo entre sujeitos, em suas diferentes práticas sociais, e os textos e imagens que povoavam os espaços, o artista, que trabalhava nas duas frentes criativas da poesia e da fotografia, deslocava a noção de arte, que já vinha sendo questionada, desde os anos 1960, pela fotografia.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663917
PDF

Referências

ASSIS, A. C. C. de. Euvaldo Macêdo Filho: um olhar para além da fotografia. Juazeiro, Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2013.

BELTING, H. Meio, imagem, corpo. In: BELTING, H. Antropologia da imagem. Lisboa: KKYM; EAUM, 2014.

BOLLE, W. As siglas em cores no Trabalho das passagens, de W. Benjamin. Estudos Avançados. São Paulo, USP, 10 (27), 1996.

BÜRGER, P. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

CAMPOS, A. Pontos-perifeira-poesia concreta. In: CAMPOS, A.; PIGNATARI, D.; CAMPOS, H. Teoria da poesia concreta. Cotia: Ateliê Editorial, 2006.

CASTELO BRANCO, E. de A. Todos os dias de Paupéria: Torquato Neto e a invenção da Tropicália. São Paulo: Annablume, 2005.

CONDURU, R. Fluxos da arte em marés da modernidade entre África, Brasil e além. In: KERN, Maria Lucia; MACEDO, J.R. (Orgs.). Triângulo Atlântico: fluxos, memória, práticas culturais e artísticas. Porto Alegre: Sulina, 2020.

COSTA, H. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista, São Paulo. v. 16. n. 2. p. 131-173. jul.-dez. 2008.

DERRIDA, J. A farmácia de Platão. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.

DUBOIS, P. Da imagem-traço à imagem-ficção: O movimento das teorias da fotografia de 1980 aos nossos dias. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 13, n. 22, p. 31-51, jan.-jul. 2017.

FONTCUBERTA, J. Indiferencias fotográficas y ética de la imagen fotoperiodística. Barcelona: Gustavo Gili, 2011.

FOSTER, S. C. La cognición cultural, el dadaísmo berlinés, la fotografía y la ideología del espacio. In: YATES, Steven. Poéticas del espacio: antología crítica sobre la fotografía. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.

FREUND, G. La fotografía, expresión artística. In: FREUND, G. La fotografía como documento social. Barcelona: Gustavo Gili, 2011.

GOUVEA, I. Lambe-lambe: resistindo à extinção. Jornal FotoBahia, Salvador, Grupo de Fotógrafos da Bahia, n. 1, jul. 1981.

GROBET, L. Imágenes de miseria: folclor o denuncia. In: MARZO, Jorge Luis (Ed.). Fotografía y activismo. Textos y prácticas (1979-2000). Barcelona: Gustavo Gili, 2006.

HARA, T. R. As Flores Além do Bem e do Mal: correspondências entre Baudelaire e Nietzsche. In: SANTOS, Volnei Edson dos (Org.). O Trágico e seus Rastros. Londrina: UEL, 2002.

KRAUSS, R. Os espaços discursivos da fotografia. In: KRAUSS, R. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

MACEDO FILHO, E. Escritos Autorais (EA). Juazeiro: [s.n., s.d.].

MACEDO FILHO, E. Boneca de Cauim de Curare (BCC). Juazeiro: [s.n., s.d.].

MACEDO FILHO, E. À flor da pele (AFP). Poemas. Juazeiro: [s.n., s.d.].

MACEDO FILHO, E. Caderno de Babilaques (CB). Juazeiro: [s.n., s.d.].

MAUAD, A. M. Entre tempos e olhares: sobre a noção de testemunho na prática artística de Rosângela Rennó. História Oral, v. 21, n. 2, p. 7-30, jul.-dez. 2018.

MAUAD, A. M. A UNE somos nós, nossa força e nossa voz... experiência fotográfica e os sentidos da história no século XX. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 6, n. 8, p.169-193, jan.-jun. 2010.

MAUAD, A. M. Poses e flagrantes. Ensaios sobre história e fotografias. Rio de Janeiro: EDUFF, 2008.

PROENÇA FILHO, D. Pós-modernismo e literatura. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995.

RABELO, E. de A. O ativismo da imagem: a virada política nas memórias do Grupo de Fotógrafos da Bahia, Brasil. Cambios y permanências, Bogotá, v. 11, n. 1, p. 756-769, jan.-jun. 2020.

RABELO, E. de A. "Sangue para as almas": metamorfoses do olhar na visualização da Penitência do Vale do São Francisco In: PORTELA, C. S.; SILVA, J. S. da.; SANTOS, L. de A.; SANTOS, T. L. dos (Orgs.). Leituras sobre religião: cultura, política e identidade. São Luís: UFMA, 2015, v. 1, p. 159-178.

RANCIÉRE, J. A partilha do sensível. Estética e política. São Paulo, 34, 2005.

SALLES, C. A. A fotografia no contexto da experimentação contemporânea. Discursos fotográficos, Londrina, v. 11, n. 19, jul.-dez. 2015.

SANTIAGO JR., Francisco das Chagas Fernandes. A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, vol. 27, 2019, p. 1-51.

TAGG, J. El retrato fotográfico y la producción de mercancías. In: TAGG, J. El peso de la representación. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.

VISCONTI, J. C. Evidências ocultas/Hidden Evidence. In: MILHAZES, Beatriz; RENNÓ, Rosângela. Shattered dreams: Sonhos despedaçados. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2003, p. 42-54 (português), p. 26-38 (english).

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Elson de Assis Rabelo

Downloads

Não há dados estatísticos.