Abstract art in Brazil
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Abstract art
Belém
Estela Campos
lube de artes plásticas da Amazônia
Equipe Gestalt

How to Cite

COSTA, Gil Vieira. Abstract art in Brazil: Estela Campos, clube de artes plásticas da amazônia and equipe gestalt. MODOS, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 270–289, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i1.8663993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663993. Acesso em: 6 jul. 2024.

Abstract

This paper deals with abstract art in Brazil from the city of Belém (PA), in its connections with other artistic fields. It focuses on three cases experienced in this city between 1957 and 1961: the work of the artist Estela Campos, the Clube de Artes Plásticas da Amazônia (CAPA) and the Equipe Gestalt. These cases are studied mainly from texts in newspapers and from the existing literature on the subject, using the theoretical and methodological approach of the social history of art. The non-figurative trends adopted by some artists in Belém are shown, as well as the critical reception of their works. The relations with the abstractionist artistic ideology are analyzed through the ideas of “backward” and “advanced” art, present in many texts by intellectuals and artists.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663993
PDF (Português (Brasil))

References

ª EXPOSIÇÃO Regional de Pintura Abstrata, amanhã, no Clube do Remo. Folha Vespertina, Belém, 14 out. 1960, cad. 1, p. 1-2.

A CRIANÇA diante da vida na pintura ingênua de Rego. O Liberal, Belém, 28 mar. 1976, cad. 2, p. 4.

ALTMANN, E. Eliston Altmann. Histórico pessoal, datilografado [sem local, c. 1972]. Acervo de Gláucia Rodrigues Altmann.

AQUINO, F. de. Pintura de Raymundo Nogueira. Módulo, Rio de Janeiro, v. 3, n. 17, p. 44-46, abr. 1960.

ARTISTAS visitam o consulado americano. A Província do Pará, Belém, 25 out. 1959, cad. 1, p. 8.

BENTO, A. Estela Campos. Diário Carioca, Rio de Janeiro, 20 set. 1958, cad. 1, p. 6.

BITAR, R. Arte e transcendência: a obra de Ruy Meira. Belém: Estacon, 1991.

BRAGA, J. de B. O Clube de Artes Plásticas da Amazônia: a experimentação abstrata e as transformações na pintura de seus artistas. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) –UFRJ, Rio de Janeiro, 2003.

CAMPOFIORITO, Q. Duas pintoras. O jornal, Rio de Janeiro, 23 set. 1958, cad. 2, p. 3.

CASTRO, A. O conteúdo da forma. A Província do Pará, Belém, 25 jan. 2001, cad. Variedades, p. 7.

COELHO, I. M. Nota sobre a escultora e pintora Miranda Campos. A Província do Pará, Belém, 25 ago. 1957, cad. 1, p. 8.

COELHO, J. F. Da pintura de Estela Campos. A Província do Pará, Belém, 31 mai.1959, cad. 1, p. 8.

CUTRIM, E.; FARIAS, E. Concy: a mulher entre o concreto e o abstrato. In: MEDEIROS, A.; ROCHA, M. A. (Orgs.). Fronteiras e alteridade: olhares sobre as artes na contemporaneidade. Belém: PPGARTES/UFPA, 2014, p. 121-144.

EQUIPE “Gestalt” vai promover exposição de pintura em agosto. Folha Vespertina, Belém, 09 jul. 1960, cad. 1, p. 1-2.

EXPOSIÇÃO de pintura abstrata. Folha Vespertina, Belém, 09 set. 1960, cad. 1, p. 2.

EXPOSIÇÃO de pintura moderna na Biblioteca Pública, hoje. Folha do Norte, Belém, 21 ago. 1957, cad. 1, p. 7.

FRANCO, G. Notícias de Belém. Leitura, Rio de Janeiro, ano 18, n. 25, p. 55, jul. 1959.

INAUGURADA a exposição de Estela Campos. A Província do Pará, Belém, 28 mai. 1959, cad. 2, p. 6.

INAUGURADA ontem a exposição de arte abstrata da pintora Miranda Campos. A Província do Pará, Belém, 22 ago. 1957, cad. 2, p. 6.

JORDÃO, V. P. O IX Salão de Arte Moderna – II. Folha Vespertina, Belém, 18 ago. 1960, cad. 1, p. 5.

LEAL, C. de L. R. (Cur.). A transição. Belém: FRM, 1995. Catálogo de exposição.

LEITE, J. R. T. Estela Campos na São José: último dia. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 23 set. 1958a, cad. 1, p. 10.

LEITE, J. R. T. Roteiro das exposições. Revista da Semana, Rio de Janeiro, ano 58, n. 40, p. 24, 4 out. 1958b.

MEIRA FILHO, A. Urbanismo e o Clube de Artes Plásticas. A Província do Pará, Belém, 13 set. 1959, cad. 1, p. 4.

MORAES, E. de. A pintora Estela. Diário de Notícias, 24 ago. 1958, cad. 4, p. 2.

MOSTRA de pintura abstracionista. A Província do Pará, Belém, 15 out. 1959, cad. 2, p. 6.

NOGUEIRA, D. D. O Clube de Artes Plásticas da Amazônia. A Província do Pará, Belém, 13 set. 1959, cad. 1, p. 5.

NUNES, B. Panorama cultural: 1959. O Estado de São Paulo, São Paulo, 31 out. 1959, cad. Suplemento Literário, p. 4.

PINTORA DO PARÁ vai expor no Rio. O jornal, Rio de Janeiro, 17 ago. 1958, cad. 1, p. 7.

PINTORA PARAENSE anuncia que a arte moderna está tomando conta de Belém. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 19 set. 1958, cad. 1, p. 13.

PINTORES paraenses seguem a escola abstracionista. O Liberal, Belém, 21 set. 1959, cad. 1, p. 7.

PINTURA francesa: segunda conferência, hoje, na S.A.I. A Província do Pará, Belém, 24 set. 1959, cad. 2, p. 6.

REGO, J. de M. 40 anos de arte. Belém: edição do autor, 1986.

REPERCUTE no Norte a iniciativa deste jornal. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 16 jun. 1959, cad. 1, p. 3.

RICCI, P. 40 anos de pintura: 1950-1990. Belém: Museu da UFPA, 1990. Catálogo de exposição.

RICCI, P. As artes plásticas no Pará. Relatório de pesquisa inédita depositado no CEDOC/Funarte [1978].

SOBRAL, A. Momentos iniciais do abstracionismo no Pará. Belém: IAP, 2002.

UMA EXPOSIÇÃO de arte abstrata. A Província do Pará, Belém, 20 ago. 1957, cad. 2, p. 6.

VIEIRA COSTA, G. Arte em Belém, do abstracionismo à visualidade amazônica (1957-1985): transições movediças e tensões globais. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

VIEIRA COSTA, G. Estela Campos e os momentos iniciais do abstracionismo no Pará (1957-1959): hipóteses sobre invisibilidades na história da arte. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi: Ciências Humanas, Belém, v. 13, n. 3, p. 699-717, set.-dez. 2018.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Gil Vieira Costa

Downloads

Download data is not yet available.