Apresentação. Canibalismos Disciplinares
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Palavras-chave

História da Arte. Museologia. Antropologia. Estudos Culturais.

Como Citar

BRULON, Bruno; GOMES DE OLIVEIRA, Emerson Dionisio. Apresentação. Canibalismos Disciplinares: Entre a História da Arte e a Antropologia: museus, coleções e representações. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 61–66, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i3.4301. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663186. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Na esteira do livro Canibalismes disciplinaires de Thierry Dufrêne e Anne-Christine Taylor e inspirados pelo “Simpósio História da Arte e Antropologia”, organizado pelo Museu do Quai Branly (Paris), em 2006, além dos trinta anos da discutida exposição Magiciens de la Terre, de 1989, em suas repercussões para os museus e exposições de arte na França bem como em países não europeus, o presente dossiê acolheu investigações de pesquisadores da história da arte, das ciências sociais e da museologia preocupados com as relações, as conexões, os conflitos e as contradições operadas pelas narrativas e representações contemporâneas produzidas na intercessão entre a antropologia e a arte; privilegiando objetos, processos, eventos e instituições que navegam entre as duas áreas, num processo de canibalismos mútuos entre essas duas práticas disciplinares. Nestas intersecções, a museologia é a terceira chave deste relacionamento pois opera com as transformações dos objetos, investindo-os em processos singulares e próprios do campo, abarcados pela noção de musealização, um ato simbólico e criativo que produz sentidos e cria valores. 

https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4301
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Referências

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