“Como viver junto”
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Estudos expositivos
27a Bienal de São Paulo
display
histórias das exposições.

Cómo citar

OLIVEIRA, Mirtes Marins de. “Como viver junto”: 27a Bienal de São Paulo e a questão nacional/internacional. MODOS, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 179–188, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i3.1863. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663224. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumen

O texto analisa parcialmente elementos da 27a edição da Bienal de São Paulo, em especial seu contexto institucional. Como categoria metodológica para a análise é operado o conceito de display, conforme elaborado pelo curador e crítico Pablo Lafuente, no qual considera-se não apenas a proposta curatorial de uma exposição e sua articulação arquitetônica, mas todos seus elementos conectados, tais como obras, textos (de parede e também das etiquetas, catálogos, folders, audio-guides, entre outros), a história e perspectiva institucional e a participação do visitante (pretendida e efetiva). Ainda que a análise não se pretenda exaustiva, busca desenhar possibilidades de operações no que diz respeito aos estudos expositivos. Como pano de fundo, enfoca-se a noção de nacional/internacional, que organiza edições da Bienal de São Paulo desde o ano de sua fundação, em 1951, conforme o modelo propagado pelas Exposições Universais do século 19 e, em particular pela Bienal de Veneza (1895), referência para o evento brasileiro.

https://doi.org/10.24978/mod.v2i3.1863
PDF (Português (Brasil))

Citas

ANDERSON, P. Internacionalismo: um breviário. Anos 90. Porto Alegre, v.12, n. 21/22, jan/dez, 2005, p.13-42.

CYPRIANO, F.; OLIVEIRA, M. (orgs). História das exposições. Casos exemplares. São Paulo: EDUC, 2016.

GROOS, U.; PREUSS, S. (orgs). German art in São Paulo: German art at the Biennial 1951-2012. Ostfildern (Germany): Hatje Cantz Publ, 2014.

LAGNADO, L. Home and Homeland. About Ahlam Shibli's photo series Eastern LGBT. Contemporary Art from the Islamic World. Revista Trópico. Disponível em: <http://universes-in-universe.org/eng/islamic_world/>. Acesso em 30 abr. 2018.

LAGNADO, L.; PEDROSA, A. (orgs). 27ª Bienal de São Paulo: Como viver junto. São Paulo: Fundação Bienal, 2006.

SALA, D. Arquivo de Arte da Fundação Bienal de São Paulo, Brasil, n. 52, feb. 2002, p. 122-147. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/33172/35910>. Acesso em 30 abr. 2018.

SPRICIGO, V. P. Retato de outra modernidade: contribuições para uma reflexão crítica sobe a mediação da arte no contexto da globalização cultural. 2010. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2010. Acesso em 30 abr.2018.

STEEDS, L., et al. Making art global (Part 2): 'Magiciens de la Terre' 1989. Londres: Afterall Books (Exhibition Histories), 2012.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2018 MODOS

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.