Resumo
Trata-se da reflexão sobre o modo como os espaços de exposição se relacionam com os assentos (especialmente as cadeiras), e vice-versa, sejam como objetos de exibição (arte, design, decoração), sejam como locais de descanso, de vigilância e especialmente como orientadores de certos pontos de vista para olhar obras de arte. A partir de um passeio acidental por vários museus e por obras com cadeiras, frente a elas ou nelas sentados, desejamos pensar em como, ao usá-las, estabelecemos lugares para olharmos, sermos olhados e nos posicionarmos frente à escrita da história e da crítica da arte.
Referências
A CASA. São Paulo: MAC-USP, 2016. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/expos/2015/casa/home.htm#topo. Acesso em março de 2017.
BENJAMIN, Walter. O interior, o rastro. In:______. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009, p.247-262.
BORZELO, Frances. At home. The domestic interior in art. London: Thames and Hudson, 2006.
CALVERA, Anna. Nuevos capítulos en una polémica que viene de lejos. In ______ (ed.). Arte? Diseño? Barcelona: Gustavo Gili, 2003, p.7-30.
CARRETO, Renata (coord.) Adriana Varejão. Histórias às margens. São Paulo: MAM-SP, 2013.
CELIS, Luis Fernando Ramírez. Museografia: la exposición como espacio de negociación. In: MUSEOLOGIA, CURADORÍA, GESTIÓN Y MUSEOGRAFÍA. Manual de producción y montaje para las artes visuales. Bogotá: Ministerio de Cultura, 2012, pp.39-53.
CREMASCOLI, Roberto (coord.). Porto poetic. Porto: AMAG Editorial, 2013. [Catálogo da exposição que ocorreu no Museu Triennale di Milano, Itália, entre 13 de setembro a 27 de outubro de 2013.] Disponível em: https://issuu.com/a.mag/docs/porto_poetic_arte_final_low/71.
DANTO, Arthur. Museus e milhões de sedentos. In: ______. Após o fim da arte. A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus, 2006, pp.194-211.
FUSS, Diana; SANDERS, Joel. An aesthetic headache: notes from the museum bench. In: BURTON, Johanna; COOKE, Line; McELHENY, Josiah. (eds.). Interiors. Berlin: Sternberg Press, 2012, p.64-79.
KLONK, Charlottte. Spaces of experience: art gallery interiors from 1800 to 2000.New Haven: Yale University Press, 2009.
LEÓN, Aurora. El museu. Teoría, praxis y utopia.8 ed. Madrid: Cátedra, 2010.
LORD, Barry; LORD, Gail Dexter; MARTIN, Lindsay (coords.). The manual of museum planning: sustainable space, facilities, and operations. 3 ed. London: Alta Mira Press, 2012.
MALTA, Marize. Museu branco ou decorado? Ambientes para a arte e comportamentos frente às obras. Revista Museologia &Interdisciplinaridade, Brasília, v.5, n. 10, pp.16-33, 2016. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/20265/15578 Acesso em: fevereiro de 2017.
MAM-SP. Adriana Varejão. Histórias às Margens 04 SET - 16 DEZ, 2012. Disponível em: http://mam.org.br/exposicao/adriana-varejao-historias-as-margens/. Acesso em: agosto 2016.
NEREIM, Vivian. Welcome to Abu Dhabi Art, please take a seat. The National, Abu Dhabi, 12 oct. 2012. Disponível em : http://http://www.thenational.ae/news/uae-news/welcome-to-abu-dhabi-art-please-take-a-seat.
RICO, Juan Carlos. Montaje de exposiciones. Museos, arquitectura, arte. Madrid: Sílex, 2001.
SIMS, Lowery. Against the grain: wood in contemporary art, craft, and design. New York: Museum of Arts and Design/ The Moracelli Press, 2012.
TODD, Pamela. The impressionists at home. London: Thames and Hudson, 2005.
TRUCCO, Terry. Are those chairs really hanging from the ceiling? Overnight New York, New York, 31 mar. 2013.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 MODOS