Resumo
O artigo desenvolve uma reflexão sobre a curadoria da 33ª Bienal de São Paulo a partir de duas exposições individuais ali apresentadas: a do artista guatemalteco Aníbal López e a do paraguaio Feliciano Centurión. O objetivo da autora é pensar como são estabelecidas as relações de afeto e proximidade entre obras e espectadores numa bienal pautada por um discurso sobre a dimensão sensível da forma. Na dimensão teórica proposta por Mário Pedrosa, um dos referentes do partido curatorial dessa bienal, a forma pode veicular e conduzir afetos, criar redes ou desestabilizar as dimensões da realidade experimentada para abrir novos mundos. Este artigo pensa, portanto, a partir da vivência pessoal do espaço expositivo, as afinidades afetivas que a curadoria traduz no Pavilhão do Ibirapuera.
Referências
ALONSO, Rodrigo. Crónicas en Technicolor: pop, euforia y nostalgia en el arte argentino. In: Inoxidable Neopop [catálogo]. Santiago de Chile, 2006.
ANAYA, Jorge López. El absurdo y la ficción en una notable muestra. Diario La Nación, Buenos Aires, 1 ago. 1992.
ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Mário Pedrosa: itinerário crítico. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
BARONE, María Inés. La figura de Gumier Maier como curador: El Tao del Arte. Revista Caiana, #10, p. 167-178, primeiro semestre 2017.
CENTURIÓN, Feliciano. Mundo feminino. Áudio 33bienal. Disponível em: <http://33.bienal.org.br/pt/audioguia-detalhe/5367>. Acesso em: 17 dez. 2018.
DUSHÁ, Germano. 33ª Bienal de São Paulo, Brasil. Revista Terremoto, 22 set. 2018. Disponível em: <https://terremoto.mx/33a-bienal-de-sao-paulo-brasil/>. Acesso em: 17 dez. 2018.
ESCALÓN, Sebastián. El artista que contrató a un sicario. Plaza Pública, 24 out. 2014. Disponível em: <https://www.plazapublica.com.gt/content/el-artista-que-contrato-un-sicario>. Acesso em: 17 dez. 2018.
LÓPES, Aníbal. El préstamo. Áudio 33bienal. Disponível em: <https://soundcloud.com/bienal/anibal-lopez-el-prestamo-the-loan>. Acesso em: 17 dez. 2018.
RESTANY, Pierre. Arte guarango para la Argentina de Menem. Lápiz: Revista internacional del arte, Madrid, n. 116, p. 50-55, nov. 1995,.
ROSA, María Laura. Un territorio dislocado. Ramona, Buenos Aires, n. 87, p. 31-34, dez. 2008,.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 MODOS