Abstracionismo na produção áudio-visual
PDF

Palavras-chave

Áudio-visual
Abstracionismo
Visual music
Videoarte
Filme abstrato

Como Citar

CORRÊA, Antenor Ferreira. Abstracionismo na produção áudio-visual. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 56–91, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i3.8668646. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8668646. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo neste texto é refletir sobre o abstracionismo na criação áudio-visual. Identifica-se que o abstracionismo já recebeu considerável atenção dos estudiosos da pintura; porém, o assunto apresenta-se quantitativamente pouco explorado ao considerar a produção áudio-visual. Inicialmente, apresento uma revisão conceitual da própria noção de abstracionismo, tendo por base distintas compreensões que o termo obteve desde o início do século XX. A seguir, analiso algumas obras áudio-visuais com intuito de fundamentar a discussão poética e estética sobre a participação das concepções abstratas nesse domínio artístico. À guisa de conclusão, verifica-se a ampliação conceitual da noção mesma de abstracionismo, atingida por distintas estratégias técnicas e poéticas do áudio-visual abstrato, bem como a possibilidade do engendramento de uma distinta forma de percepção para essas obras.

https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8668646
PDF

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5ª. ed. Trad. Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BATTISTONI FILHO, D. Pequena história das artes no Brasil. 3ª edição. Campinas: Editora Átomo, 2020.

BELTON, R. J. “Picabia’s ‘Caoutchouc’ and the Threshold of Abstraction.” RACAR: Revue d’art Canadienne / Canadian Art Review 9, n. 1/2 (1982): 69–73. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/42630028. Acesso em: 21 set. 2020.

CARVALHO, A.; LUND, C. (eds.). The audiovisual breakthrough. Berlin: Fluctuating Images, 2015.

CAESAR, R. A Eletrônica De Uma Poética Em Ranap-Gaô. In: Anais do III Colóquio de Pesquisa e Pós-graduação. Escola de Música da UFRJ, 2002. Disponível em: https://www.academia.edu/312203/A_Eletr%C3%B4nica_De_Uma_Po%C3%A9tica_Em_Ranap_Ga%C3%B4?email_work_card=title. Acesso em 21 set. 2020.

CHLENOVA, M. 0.10. In: DICKERMAN, L. (ed.). Inventing Abstraction, 1910-1925: How a Radical Idea Changed Modern Art. New York: MoMA, 2012, p. 206-225.

COOK, N. Analysing Musical Multimedia. New York: Oxford, 1998.

CROWTHER, P.; WUNSCHE, I. (eds). Meaning of Abstract Art: between nature and theory. New York: Routledge, 2012.

DELEUZE, G. Cinema 2. USA: Minneapolis Press, 1989.

DICKERMAN, L.(ed.). Inventing Abstraction, 1910-1925: How a Radical Idea Changed Modern Art. New York: MoMA, 2012.

EVANS, B. Foundations of a Visual Music, Computer Music Journal, Vol. 29, n. 4, Visual Music, 2005, pp. 11-24. The MIT Press. Disponível em: www.jstor.org/stable/3681478. Acesso em: set. 2020.

FLETCHER, P. An abstract narrative form of film. Master Dissertation - Faculty of the Victorian College of the Arts. The University of Melbourne, 2008.

FRISCH, W. German Modernism: music and the arts. Berkeley: University of California Press, 2005.

FONT-RÉAULX, D. de. Painting and Photography: 1839-1914. California: Random House Inc., 2012.

GAZZANO, M. M. (Org.). Steina e woody Vasulka: video, media e nuove immagini nell’arte contemporanea. Roma: Edizioni Fahrenheit 451, 1995.

GARCÍA, A.; GÁLVEZ, A. C. Redefiniendo el videoarte: orígenes, límites y trayectorias de una hibridación en el panorama de la creación audiovisual española contemporánea. Icono14, vol. 12, n.2, 2014, pp. 86-112.

GIOVANI; M.; TESSITORE, S. Arte senza messaggio. Comunicazione e caos nelle Avanguardie Storiche del Novecento. Youcanprint, 2017.

GRAF, A.; SCHEUNEMANN, D. (eds.). Avant-Garde Film. Amsterdam: Rodopi, 2007.

JENNINGS, G. Abstract video: the moving image in contemporary art. Oakland, CA: University of California Press, 2015.

KEEFER, C. Visual Music’s influence on contemporary abstraction. In: JENNINGS, G. Abstract video: the moving image in contemporary art. Oakland: University of California Press, 2015, pp. 81-97.

KNUDSEN, T. How Kubrick made 2001: a space odyssey. Disponível em: http://cinematyler.com/archives/749. Acesso em: set. 2020.

LERNER, J. The Drowned Inventor: Bayard, Daguerre, and the Curious Attractions of Early Photography. History of Photography, Volume 38, Issue 3, 2014.

LOCKSPEISER, E. Music and Painting: A Study in Comparative Ideas from Turner to Schoenberg. London: Icon (Harpe), 1973.

MACDONALD, H. Symphonic Poem, Grove Online, 2001.

MACHADO, A. A Televisão Levada a Sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.

MACHADO, A. (org.). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Iluminuras/Itaú Cultural, 2007.

MANCINI, A. Tempestade de Triângulos. Disponível em: https://alexandremancini.com/filter/jazz/musica-mancini-duchowny-2013. Acesso em 21 set. 2020.

MANOVICH, L. Abstraction and complexity, 2004. Disponível em: http://manovich.net/index.php/projects/abstraction-and-complexity. Acesso em set. 2020.

MANZOLLI, J. Interpretação mediada: pontos de referência, modelos e processos criativos. Revista Música Hodie, Vol. 13, n.1, pp. 48-63, 2013.

MATTALÍA, L. R. Arte Videográfico: inicios, polémicas y parámetros básicos de análisis. Valencia: Universidad Politécnica de Valencia, 2008.

MORITZ, W. Towards an Aesthetics of Visual Music, 1986. Disponível online: http://www.centerforvisualmusic.org/TAVM.htm. Acesso em: 19 set. 2020.

PINSON, S. C. Speculating Daguerre: Art and Enterprise in the Work of L. J. M. Daguerre. Chicago: University of Chicago Press, 2012.

ROLFE, J. G. Abstract Video. In: JENNINGS, G. Abstract video: the moving image in contemporary art. Oakland, CA: University of California Press, pp. 66-78, 2015.

SANTAELLA, L. (Org.). Novas formas do audiovisual. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.

SÁNCHEZ, G. M. La música y la evolución de la narración audiovisual. Tese. Universidad Complutense de Madrid, 2006.

STEIN, J. Abstract Films from the 1920s: Making Rhythm Visible, The Getty Iris, 2011. Disponível em: http://blogs.getty.edu/iris/abstract-flms-from-the-1920s-making-rhythm-visible/. Acesso em :19 set. 2020.

TABERHAM, P. Lessons in perception: the avant-garde filmmaker as practical psychologist. New York: Berghahn Books, 2018.

TATE Museum. Van Doesburg and the International Avant-Garde. Disponível em: https://www.tate.org.uk/whats-on/tate-modern/exhibition/van-doesburg-and-international-avant-garde/van-doesburg-and-8. Acesso em: 21 set. 2020.

PETRIC, Vlada. Cinema as an art form: avant-garde, experimentation, abstraction. In: O'GRADY, G.; POSNER, B. (ed.). Articulated light the emergence of abstract film in America. Cambridge, MA: Harvard Film Archive, 2001. Disponível em: https://monoskop.org/images/d/d2/OGrady_Gerald_Posner_Bruce_eds_Articulated_Light_The_Emergence_of_Abstract_Film_in_America.pdf. Acesso em: 21 set. 2020.

ZILCZER, J. Music for the Eyes: abstract painting and light art. In: Kerry Brougher; Judith Zilczer (Org.). Visual Music: synaesthesia in art and music since 1900. Los Angeles: Thames & Hudson, pp. 24-87, 2005.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Antenor Ferreira Corrêa

Downloads

Não há dados estatísticos.