Impactos do feminismo no cinema da China Continental
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Feminismo
China
Cinema chinês
Dead Pigs
Abertura econômica

Como Citar

SOLER JORGE, Marina. Impactos do feminismo no cinema da China Continental: gênero, classe e representações femininas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 336–403, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8671365. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8671365. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Neste artigo pretendemos pensar a influência do feminismo no cinema da China continental elaborando, em primeiro lugar, um panorama sobre a presença feminina no cinema desse país no período clássico e na era maoísta. Em seguida analisaremos o filme Dead Pigs (2018), uma co-producão sino-estadunidense dirigida pela cineasta Cathy Yan, procurando identificar posturas críticas a certos valores capitalistas e masculinistas que se desenvolvem na China desde a abertura econômica em 1978. Nossa metodologia une a revisão da bibliografia concernente, seja sobre cinema seja sobre a China contemporânea, com destaque para Zheng Wang, e também a análise fílmica. Nossa hipótese é que, ao mostrar o imbricamento de valores capitalistas e masculinistas que permeia a sociedade contemporânea chinesa, Cathy Yan, de certa forma, atualiza o legado do feminismo do cinema chinês, que em momentos importantes de sua história soube elaborar uma crítica indissociavelmente feminista e classista.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i2.8671365
PDF
PDF (English)

Referências

BORDWELL, D. Narration in the fiction film. New York: Routledge, 2013.

BOURDIEU, P. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero ,1983.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2018.

CUI, S. Women through the lens: Gender and nation in a century of Chinese cinema. Honolulu: University of Hawaii Press, 2003.

JIN Mei. (2007). Fighting for Women's Films: A Review of Chinese Feminist Film Criticism. Film Review (08), 8-9. Doi: 10.16583/j.cnki.52-1014/j.2007.08. 027. (金梅.为女性电影而战——中国女性主义电影批评述评.电影评介(08), 8-9, 2007).

KLEINMAN, A. et al. Deep China: The moral life of the person. Los Angeles: University of California Press, 2011.

MELLO, C. A metade do céu: mulheres e o cinema da China Continental. In: HOLANDA, Karla (org.). Mulheres de cinema. Rio de Janeiro: Numa Editora, 2019.

MELLO, C. The cinema of jia zhangke: realism and memory in chinese film. Londres: Bloomsbury Publishing, 2019.

MULVEY, L. Visual Pleasure and Narrative Cinema. In: Visual and other pleasures. Nova York: Palgrave, 1989.

NOCHLIN, L. Por que não houve grandes artistas mulheres. São Paulo: Edições Aurora, 2016.

OSBURG, J. Anxious wealth. Redwood City: Stanford University Press, 2013.

PINHEIRO-MACHADO, R. “A Ética Confucionista e O Espírito do Capitalismo”: Narrativas Sobre Moral, Harmonia E Poupança Na Condenação Do Consumo Conspícuo Entre Chineses Ultramar. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 13, n. 28, p. 145-174, jul./dez. 2007.

REA, C. G. Chinese Film Classics, 1922–1949. New York: Columbia University Press, 2021.

ROFEL, L. Desiring China: Experiments in neoliberalism, sexuality, and public culture. Durham: Duke University Press, 2007.

TIANSHU, P. Place Attachment, Communal Memory, and the Moral Underpinnings of Gentrification in Postreform Shanghai. In: KLEINMAN, A. et al. Deep China: The moral life of the person. Los Angeles: Univ of California Press, 2011.

WANG, J. A Chinese view on feminism. Asian Studies Review. 15: 2, 177-180, 1991. DOI: 10.1080/03147539108712785.

WANG, L. Wang Ping and Women’s Cinema in Socialist China: Institutional Practice, Feminist Cultures, and Embedded Authorship. Signs, vol. 40, n. 3, 2015, pp. 589–622.

WANG, Z. Finding Women in the State: A Socialist Feminist Revolution in the People's Republic of China, 1949-1964. Los Angeles: Univ of California Press, 2017.

WOLF, M. Revolution postponed: Women in contemporary China. Stanford: Stanford University Press, 1985.

YAN, Y. The Changing Moral Landscape. In: KLEINMAN, A. et al. Deep China: The moral life of the person. Los Angeles: Univ of California Press, 2011.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Marina Soler Jorge

Downloads

Não há dados estatísticos.