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Questionando as reformas educativas
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Palavras-chave

Reforma educativa
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Histórias de vida

Como Citar

GOODSON, Ivor. Questionando as reformas educativas: a contribuição dos estudos biográficos na educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 17–37, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643542. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No artigo, apresentam-se e discutem-se características dos processos de reforma educativa no ocidente, tomando os Estados Unidos como caso exemplar e difusor de ideários e focalizando as reconfigurações recentes da profissionalização do professor. Um dos princípios importantes da reforma é a padronização obtida pela relação entre currículo e avaliação de desempenho, constituindo-se um modelo empresarial de gestão da educação. As análises do artigo permitem que se compreenda que o fenômeno da qualidade em educação se constrói sobre bases que destituem a importância, a ênfase e a prioridade nas histórias de vida dos professores, o vocacionalismo e as suas relações de compromisso com a escola.

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Referências

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