Banner Portal
Entre paisagens
PDF

Palavras-chave

Teorias do currículo
Paisagem
Rizoma
Transversalidade
Afetos

Como Citar

GARCIA, Wladimir Antônio da Costa. Entre paisagens. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 18, n. 2, p. 103–114, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643548. Acesso em: 11 out. 2024.

Resumo

O ensaio propõe pensar – em chave teórica de disseminação – a idéia-imagem de “Paisagens”, aproximando-a da existência e singularizando a relação com a idéia-imagem do Currículo como corpo/corpus. Neste sentido, desloca questões curriculares com as posições de Deleuze sobre arte, rizoma e transversalidade. A reflexão é levada, por fim, para a fundamentação do movimento “entre paisagens” pela teoria espinosista das afecções.

PDF

Referências

ALLIEZ, Eric (Org.). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: Ed. 34, 2000.

BARTHES, Roland. Mitologias. São Paulo: Difel, 1985.

BARTHES, Roland. Crítica e Verdade. São Paulo: Perspectiva, 1999.

BARTHES, Roland. Incidentes. São Paulo: Martins Fontes, 200 BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo, Cultrix, 1987.

BIRMAN, Joel. O signo e seus excessos. A clínica em Deleuze. In: ALLIEZ, Eric. Gilles Deleuze: uma Vida Filosófica. São Paulo: Ed.34, 2000.

DELEUZE, Gilles. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles. Crítica e Clínica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. Espinosa – Filosofia Prática. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. Mil Platôs. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2001.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DELEUZE, Gilles. Empirismo e Subjetividade. São Paulo: Ed. 34, 2001.

DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 2002.

DERRIDA, Jacques. A Farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 1991.

ESPINOSA, Baruch. Espinosa – Col. Os Pensadores. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 2000.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos II – Arqueologia das Ciências e História dos Sistemas de Pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

GALLO, Silvio. Disciplinaridade e Transversalidade. In: vários autores (Org.). Linguagens, Espaços e Tempos no Ensinar e no Aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

GALLO, Silvio. Transversalidade e Educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: Nilda Alves; Regina Leite Garcia (Org.). O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

GIL, José. Metafenomenologia da Monstruosidade: o devir-monstro. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Pedagogia dos Monstros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

LACAN, Jacques. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

NANCY, Jean-Luc. Dobra Deleuziana do Pensamento. In ALLIEZ, Eric. Gilles Deleuze: uma Vida Filosófica. São Paulo: Ed.34, 2000.

PELBART, Peter Pál. O Tempo não-Reconciliado. São Paulo: Perspectiva, 1998.

SOUSA, Edson L.A. Escrita das Utopias: litoral, literal, lutoral. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre, v. 31. 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.