Resumo
O texto discute, a partir principalmente das contribuições de Michel Foucault e Zygmunt Bauman, alguns aspectos acerca da construção moderna da normalidade e a sua relação com as dificuldades que enfrentam as políticas que pretendem a inclusão escolar dos anormais. O anormal é tematizado como uma categoria envolvida com a "vontade de ordem" - uma vontade que caracteriza a Modernidade - e, por isso mesmo, uma categoria discursiva e socialmente construída que está envolvida no reconhecimento do próprio normal. A partir daí, mais do que apontar soluções, o texto problematiza as operações de inclusão como, entre outras coisas, uma forma de ativar o biopoder e, com isso, potencializar os nexos entre os gestores da burocracia do Estado e os novos experts que surgiram a partir do século XVIII. Nessa perspectiva, são feitas algumas referências às questões éticas e econômicas e aos dispositivos culturais - que incluem artefatos e práticas de expertise - envolvidos nas políticas de inclusão.
Summary: Orawing on Michel Foucault and Zygmunt Bauman's work, the paper discusses some aspects of the modern construction of normality in it's relations with the difficulties of school policies of abnormal's inclusion. Taking the abnormal as a discoursive and social construction, as a category envolved with the "will to order" and, by the way, implicated in the recognition of the
Referências
Bauman, Z. O mal-estar da Modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
_' Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
Deleuze, G. Diferença e repetição;Rio de Janeiro: Graal, 1988.
Ewald, F.Foucault, A. A norma e o Direito. Lisboa:Veja, 1993.
Foucault, M. Resumo dos Cursos do College de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
_' Em defesa da sociedade:Curso no Com:ge de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999a.
_' Les Anormaux. Paris: Gallimard, Le Seuil, 1999b.
_: da arqueologia do saber à estética da existência. Rio de Janeiro: NAU; Londrina: CEFIL, 1998.
Maia, A. C. A genealogia de Foucault e as formas fundamentais de poder/saber: o inquérito e o exame. In: CasteloBranco, G. & Baêta Neves, L. F. 1998.
Pierucci,A. F.Ciladasda diferença.SãoPaulo: Trinta e Quatro, 1999.
Rajchman, J. Focault: a liberdade da Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
Skliar, C. A invenção e a exclusão da alteridade deficiente a partir dos significados da normalidade. Educação & Realidade, 24(1), jul./dez., 1987.
Veiga-Neto, A. Crítica Pós-estruturalista eEducação. Porto Alegre: Sulina, 1995.
_' Espaços,tempose disciplinas:as criançasainda devem ir à escola?In: Alves-Mazzotti, Alda et alii. Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP/A, p. 9-20, 2000a.
_' Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: POR TOCARRERO, ERA & CASTELO BRANCO, G.
Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: NAU, p. 179-217, 2000b.
A Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.