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Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento
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Palavras-chave

Literatura infantil. Formação do leitor. Ensino de literatura

Como Citar

COSSON, Rildo. Literatura infantil em uma sociedade pós-literária: a dupla morfologia de um sistema cultural em movimento. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 2, p. 47–66, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647205. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Em uma sociedade com profundas transformações tecnológicas e culturais, que modificam não apenas as relações entre as artes, mas também as relações que os indivíduos têm com o mundo simbólico, qual é o lugar do leitor? Como formar um leitor atualmente? Qual a razão para se continuar a ensinar literatura? Partindo de pressupostos teóricos da educação comparada, da teoria dos polissistemas e do letramento literário, buscar-se-á encontrar caminhos de respostas a essas questões, analisando duas configurações paradigmáticas da literatura infantil: as relações com a escola e o livro e, com eles, o processo de aprendizagem da escrita e da formação do leitor, com o objetivo de oferecer, a partir da posição ocupada pelo sistema literário infantil, um horizonte de reflexão sobre o ensino da literatura e a formação do leitor em nossa sociedade pós-literária.
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