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O deslize do alternativo
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Palavras-chave

Escolas alternativas. Pedagogia da potência. Acontecimento. Linhas de fuga

Como Citar

SALGADO, Gabriele Nigra; GARCIA, Wladimir. O deslize do alternativo. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 3, p. 105–120, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648295. Acesso em: 7 maio. 2024.

Resumo

Este ensaio procura fazer a ideia de “alternativo” deslizar sobre a cadeia significante: ao buscar os seus limites, quer ventilar novos sentidos, dar vazão aos seus acontecimentos e devires vivos. Sendo fomentada no con-texto da contracultura e institucionalizada na educação por meio das “escolas alternativas”, pretende-se pensá-la nos seus movimentos, como um movimento, não uma escola. O “alternativo” seria, assim, uma linha de fuga aos processos educativos institucionalizados que retêm as suas potências expressivas numa dimensão programática – quando o mecânico toma o lugar do maquínico. É testada, no limite, a hipótese de uma pedagogia potencial, alimentada eticamente pelos bons encontros e na força da liberdade, aquilo que afete o pensamento e desencadeie a capacidade de agir dos sujeitos pré-larvares, inacabados, em equilíbrio metaestável.
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