Banner Portal
Por que aprender a ler?
Acesso Remoto

Palavras-chave

Educação Infantil
Afetividade
Cognição

Como Citar

DOMINICI , Isabela Costa; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida; GOMES , Maria de Fátima Cardoso. Por que aprender a ler? afeto e cognição na Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 14–40, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656389. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os sentidos e os significados atribuídos à linguagem escrita na trajetória de duas crianças de 5 anos em uma turma de Educação Infantil. Para a investigação e a análise dos dados, foi realizado um estudo de caso e a observação participante, como anotações em caderno de campo, entrevista com os participantes e videogravação. Fundamentam essa investigação os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação. A análise dessas trajetórias permitiu argumentar que os processos de apropriação da linguagem escrita envolvem aspectos cognitivos e afetivos, interação com artefatos culturais e vivências socioculturais.

Acesso Remoto

Referências

Bakhtin, M. (1979/2006). Marxismo e filosofia da linguagem (12a ed.). São Paulo: Hucitec.

Baptista, M. C. (2009). A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. Currículo em movimento. Recuperado em 05 de fevereiro de 2012, de http://goo.gl/wVe31Z.

Baptista, M. C., Corsino, P., Nunes, M. F. R., Neves, V. F. A., & Barreto, A. S. (2016). Um convite. In Ministério da Educação, Caderno de Apresentação (Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil, 1a. ed., pp. 9-15). Brasília: MEC/SEB.

Bloome, D., Carter, S. P., Christian, B. M., Otto, S., & Faris, N. S. (2005). Discourse analysis and the study of classroom language and literacy events: A microethnographic perspective. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers – Mahwah.

Cacheffo, V. A. F. F., & Garms, M Z. (2011). A afetividade nas produções do GT 20. In Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

Campos, M. M., Bhering, E. B., Esposito, Y., Gimenes, N., Abuchaim, B., Valle, R., & Unbehaum, S. (2011, janeiro/abril). A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, 37(1), 15-33.

Castanheira, M. L. (1991). Entrada na escola, saída da escrita. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Castanheira, M. L.; Green, J. L.; Dixon, C. N. (2007). Práticas de letramento em sala de aula: uma análise de ações letradas como construção social. Revista Portuguesa de Educação, 2(20), 7-3.

Corsaro, W.A. (2005). The Sociology of childhood (2nd ed.). London: Sage Publications, Inc.

Dominici, I. C. (2014). A Educação Infantil e os eventos de letramentos em uma turma de 5 anos. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Galvão, I. (1995). Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes.

Gomes, C. A. V. (2014). A relação sujeito-objeto e a unidade afetivo-cognitivo: contribuições para a Psicologia e para a Educação. Psicologia Escolar e Educacional, 18(1), 161-167.

Gomes, M. de F. C., & Sena, M. das G. de C. (2000). Dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica.

González Rey, F. L. (2009). La significación de Vygotsky para la consideración de ló affectivo em la educacción: las bases para la cuestión de la subjetividad. Actualidades Investigativas em Educación, 9(num. esp.), 1-24.

Green, J. L., Dixon, C. N. E, & Zaharlick, A. (2005, dezembro). A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, 42, 13-79.

Gumperz, J.(2002). Convenções de contextualização. In B.T. Ribeiro, & P. Garcez (Org.), Sociolinguística interacional (pp. 149-182). São Paulo: Loyola.

Heath, S. B. (1982). Ethnographic in education: Defining the essentials. In P. Gilmore, & A. Glathorn, Children in and out of school: ethnography and education (pp. 31-55). Washington: Center for Applied Linguistics.

Heath, S. B. (1983). Ways with words: Language, life, and work in communities and classrooms. New York: Cambridge University Press.

Kramer, S. (2010). O papel da educação infantil na formação do leitor: descompassos entre as políticas, as práticas e a produção acadêmica. In A. Dalben, J. Diniz, L. Leal, & L. Santos, Coleção didática e prática de ensino (pp.11-133). Belo Horizonte: Autêntica.

Leme, M. I. da S. (2011). As especificidades humanas e a aprendizagem: relação entre cognição, afeto e cultura. Psicologia USP, 22(4), 703-724.

Loss, H., & Sant’Ana, R. S.(2007). Cognição, afeto e desenvolvimento humano: a emoção de viver e a razão de existir. Educar, 23(30), 165-182.

Santa Barbara Classroom Discourse Group. Constructing literacy in classrooms: literate action as social accomplishment (1992). In H. Marshall (Ed.), Redefining student learning: roots of educational change (pp.119-150). Norwood, NJ: Ablex.

Soares, M. B. (2003). Letramento e escolarização. In V. M. Ribeiro (Org.), Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF (pp. 89-113). São Paulo: Global.

Street, B. (1995/2014). Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação (Marcos Bagno, Trad.). São Paulo: Parábola.

Tassoni, E. C. M., & Leite, S. A. da S. (2010). A relação afeto, cognição e práticas pedagógicas. In 33ª Reunião da Anped (pp. 1-17). Caxambu-MG.

Vigotski, L. S. (1934/1993). Obras Escogidas, II. Madrid: Visor Distribuciones.

Vigotski, L. S. (1983/1997). Obras Escogidas, III. Madrid: Visor Distribuciones.

Vigotski, L. S. (2009). Imaginação e criação na infância: ensaios psicológicos (Zoia Prestes, Trad, Ana Luiza Smolka, Com.) São Paulo: Ática.

Wallon, H. (1945/1976). Los origens del pensamiento en el niño (Colección Psicologia Contemporánea). Buenos Aires: Nueva Visión.

Wallon, H.(1941/2007). A evolução psicológica da criança (Claudia Berliner, Trad.) São Paulo: Martins Fontes.

Wallon, H. (2008). Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada (G. A. Torres, Trad.). Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.