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Física em verso e prosa
Acesso Remoto

Palavras-chave

Linguagem
Ensino de Física
Referencial sócio-histórico-cultural

Como Citar

CHARRET , Heloize da Cunha; GOULART , Cecília Maria Aldigueri; TEIXEIRA , Sonia Krapas. Física em verso e prosa: a voz dos alunos sobre a Física escolar através de redações. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 254–280, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656420. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as diferentes percepções expressas em redações por alunos do terceiro ano do Ensino Médio sobre a Física escolar. Trabalhou-se com o contraste entre dois tipos de produção escrita. Numa delas os alunos escreveram sobre o tema Leis de Newton fora do contexto abordado pela Física escolar; já na outra o tema foi a própria relação dos alunos com a disciplina ao longo dos três anos do Ensino Médio. Entendendo que os textos analisados estão imersos em um contexto específico, utilizou-se o referencial sociocultural e a teoria da enunciação bakhtiniana para orientar as análises. Os resultados indicam o posicionamento fortemente negativo dos estudantes com relação à Física escolar, além da imagem de ciência ingênua e idealizada por eles sustentada. O estudo aponta, no entanto, para o uso de estratégias discursivas em aulas de Física como um exemplo promissor para a reversão desse quadro. Conclui-se com uma reflexão sobre os objetivos estabelecidos para a alfabetização científica.

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