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Apropriações da teoria histórico-cultural na educação física
Acesso Remoto

Palavras-chave

Teoria histórico-cultural
Ginástica
Educação física escolar

Como Citar

ALMEIDA , Eliane Maria de; MARTINELI , Telma Adriana Pacífico. Apropriações da teoria histórico-cultural na educação física. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 383–400, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656426. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as apropriações da teoria histórico-cultural na compreensão da cultura corporal, na especificidade da ginástica, em pesquisas científicas de educação física. Selecionamos seis periódicos nacionais – Movimento. Motriz. Revista da Educação Física/UEM. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte e Pensar a Prática –, publicados entre 1990 e 2014, e os catalogamos e analisamos a partir da teoria histórico-cultural. Foram encontrados 132 manuscritos sobre ginástica, e apenas três deles fizeram referência à teoria histórico-cultural. Essas pesquisas agregaram pressupostos contrários à teoria de Vigotski, combinando o materialismo histórico de Marx com o construtivismo e o escolanovismo. Os estudos psicológicos de Vigotski podem contribuir para a aquisição da cultura humana e para o ensino e a aprendizagem da cultura corporal. Todavia, pressupõem a apropriação rigorosa de suas raízes teórico-filosóficas e uma perspectiva crítica perante as relações e práticas sociais e pedagógicas vigentes.

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