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Políticas curriculares para o Ensino Médio no sul do Brasil
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Palavras-chave

Políticas curriculares
Conhecimento escolar
Ensino Médio
Brasil

Como Citar

SILVA , Roberto Rafael Dias da. Políticas curriculares para o Ensino Médio no sul do Brasil: possibilidades analíticas em torno do conhecimento escolar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 517–544, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656438. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo examina as políticas curriculares para o Ensino Médio implementadas no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, ao longo da última década. Ao situar-se no âmbito dos Estudos Curriculares, priorizam-se analiticamente as racionalidades políticas que operam nos processos de seleção dos conhecimentos a serem ensinados nas escolas. Através de uma análise de textos curriculares, em aproximação a uma leitura sociorrealista, constata-se que as políticas implementadas no referido contexto são engendradas a partir da interface entre os pressupostos da fabricação de padrões curriculares e a constituição de uma comunidade de aprendentes.

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