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Problematização e desenvolvimento de conceitos em sala de aula
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Palavras-chave

Par pergunta-resposta
Interação
Gestos didáticos
Aquisição de conceitos

Como Citar

HILÁRIO , Rosângela Nogarini; LOPES, Márcia Cristina Romero. Problematização e desenvolvimento de conceitos em sala de aula: considerações a partir do par P-R. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 545–566, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656439. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Nesse artigo discute-se de que maneira a questão do processo de significação tem sido tratada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise de pares de perguntas e respostas (P-R) desencadeados por situações em que se observa uma negociação de sentido em sala de aula. O corpus é composto pelo registro de observações de aulas de língua portuguesa no 3.º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada no bairro de São Miguel Paulista, próximo a Guarulhos. As análises indicam que tanto as perguntas planejadas pelo professor quanto as formuladas de forma espontânea pelos alunos são tratadas como questões fechadas, com respostas precisas e únicas, geralmente envolvendo a identificação de um exemplar do conceito em questão. Esse fato aponta para a necessidade do planejamento de atividades que visem ao trabalho com conceitos que se desenvolvam em níveis cada vez mais altos do ponto de vista da abstração e da generalização.

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