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A normatividade da linguagem na atividade educativa
Acesso Remoto

Palavras-chave

Educação
Linguagem
Hermenêutica

Como Citar

SICHELERO, Junior Jonas. A normatividade da linguagem na atividade educativa: uma leitura hermenêutica. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 567–589, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656440. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Urdido no método fenomenológico-reconstrutivo, sobretudo na forma praticada na pós-modernidade, o artigo analisa as possibilidades interpretativo-epistêmicas presentes no debate cunhado por Hans-Georg Gadamer acerca da linguagem. A partir do diálogo com a hermenêutica gadameriana, o texto problematiza a possibilidade de instauração de sentido às práticas educativas através pressupostos filosóficos da linguagem. Nesta perspectiva, o artigo propõe pensar que os processos educativos não são processos puramente cerebrinos, mas, isto sim, um grande e complexo processo hermenêutico em que a linguagem tem vida própria. Posto isso, entende que é na linguagem que o mundo se mostra e é também na linguagem que se revela o ser da educação.

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Referências

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