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Reflexões sobre a regulação e a heterotopia nas aulas de Educação Física
Acesso Remoto

Palavras-chave

Educação Física
Heterotopia
Diferença
Resistência

Como Citar

GIGLIO, Sérgio Setanni; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Reflexões sobre a regulação e a heterotopia nas aulas de Educação Física. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 590–613, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656441. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A cada dia a escola se depara com maiores dificuldades para lidar com o modo como as crianças e os jovens se apresentam em seu interior. A indiferença deles em relação às estratégias de regulação da conduta promovidas pela maquinaria escolar indica o esgotamento das metas e das análises dela que visam ao controle disciplinar e moral. A partir da noção de heterotopia apresentada por Michel Foucault, este artigo, focalizando as aulas de Educação Física, propõe outras formas de narrar as relações de força que operam o cotidiano escolar considera que, por promoverem e ocuparem espaços heterotópicos como forma de resistência às práticas escolares de regulação, as crianças e os jovens potencializam a diferença, a vida e fomentam novas formas de pensar o espaço-tempo escolar.

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