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O que pretendemos conhecer quando pesquisamos histórias de vidas de professoras(es)?
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Palavras-chave

História de vida
Conhecimento
Pós-modernismo

Como Citar

SILVA , Patrícia Petitinga; RIBEIRO, Gabriel; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de. O que pretendemos conhecer quando pesquisamos histórias de vidas de professoras(es)?. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 3, p. 640–660, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656444. Acesso em: 26 jun. 2024.

Resumo

À luz de perspectivas pós-modernas, o artigo procura analisar aspectos epistemológicos e metodológicos da investigação com histórias de vida de professoras(es), buscando compreender a natureza do conhecimento produzido a partir dessas pesquisas. Ressonantes com o paradigma apresentado para o estudo, apoia-se em diferentes teóricos com o propósito maior de problematizar do que de expor conclusões. Porém, entende-se, com base na análise realizada, que as pesquisas com histórias de vida não intentam descrever, explicar ou captar dada realidade, mas desvelar, suscitar questões educacionais que ajudem a apreender o sentido dos processos educativos vividos pelas(os) professoras(es) que narram suas experiências. Estas(es) docentes deixam de ser objetos para ser participantes, autoras(es) que (re)significam suas trajetórias ao longo do curso da investigação, oferecendo pistas que orientam repensar a Educação.

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