Quartos das crianças contemporâneas

a construção de um novo objeto de pesquisa

Palavras-chave: Arquitetura, Cultura material, Quartos de criança.

Resumo

O artigo busca descrever como a mudança dos espaços reservados às crianças na arquitetura residencial suscitou um novo objeto de estudo que vem sendo denominado de “cultura do quarto”. Se o objeto empírico é novo nos estudos da infância, as questões teóricas frequentemente são desdobramentos de diversas vertentes da cultura material. Assim, o artigo elegeu três problemáticas centrais: o conceito de cultura material da infância, o uso da noção de espaço nas pesquisas acadêmicas e, por fim, a relação entre sujeitos (no caso, crianças) e objetos.

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Biografia do Autor

Cibele Noronha de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais com pesquisa sobre a socialização de crianças em espaços domésticos (2019).

     

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Publicado
2020-01-13
Como Citar
Carvalho, C. N. de. (2020). Quartos das crianças contemporâneas. Pro-Posições, 30, 1-22. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658065
Seção
Artigos